O deputado estadual Elismar Prado (PT) convocou a população mineira para participar da mobilização contra o aumento da conta de energia em Minas Gerais, durante reunião na Assembleia Legislativa desta quarta-feira (06.02).
“Queria insistir em um tema de extrema importância e interesse para os mineiros: Desde 2002 fazemos a campanha de redução da tarifa de energia elétrica em Minas Gerais. No segundo ciclo de revisão tarifária da Cemig, realizado em 2008, fizemos uma grande campanha e realizamos a maior audiência pública registrada pela ANEEL. E conseguimos a 1ª redução da história da Cemig, que foi de 17,11%.
E, hoje, continuamos nessa luta. Mas recebemos uma notícia decepcionante. Mesmo depois de conversas com a direção da ANEEL, onde a agência sinalizou que teríamos uma nova redução, no ciclo de revisão tarifária, o diretor Edvaldo Santana apresentou pedido de aumento na conta de energia de 11,23%. Santana é o relator do processo e revisão da Cemig. Essa é uma questão muito grave, porque Santana já havia antecipado, em entrevistas, no ano passado, que seria favorável à Cemig caso fosse consultado para manter as regras sobre as concessões de três usinas sem que houvesse a redução para os consumidores.
Apresentamos pedido de impedimento do diretor para que ele se envolva em nenhum processo da Cemig, por prática de improbidade administrativa, advocacia administrativa, por agir sem imparcialidade e deixar de atuar com isenção no terceiro ciclo de revisão tarifária. É uma questão grave, a do Edvaldo Santana, pois ele defende os interesses da Cemig, contraria os da população e penaliza todos os mineiros.
Para evitar esse aumento, estamos iniciando uma forte mobilização popular. Vamos orientar a comunidade a participar e vamos realizar um abaixo-assinado para evitar esse golpe contra a população mineira.”