Entre o foco do mutirão contra a dengue estão os objetos que possam se tornar criatórios para o Aedes aegypti.
A cidade de Ituiutaba continua, segundo dados do último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), em estado de alerta. Contudo, apesar das inúmeras campanhas e trabalhos realizados na cidade, pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, CCZ, em parceria com o Governo do Estado, não tem surtido muito efeito.
“Ainda há um certo desleixo por parte da sociedade, já que mesmo com o número elevado de casos ainda não se conscientizou dos perigos da Dengue. Hoje temos um quadro delicado no município, mas o trabalho continua intenso, porém, sem a cooperação da população, olhando e cuidado de suas residências, será muito difícil vencer esta batalha”, afirmou o coordenador do CCZ, Antônio Carlos.
Após a intervenção da Força Tarefa no município, com o apoio do Dengue Móvel e o Dengômetro, o CCZ continua trabalhando com o mutirão de limpeza, que já retirou das ruas mais 45 toneladas de lixo, o fumacê, que percorre, periodicamente os bairros onde os índices estão mais altos e o trabalho de visitação dos agentes em toda cidade.
Hoje, não só em Ituiutaba, mas em todo país, a dengue é um problema e a população deve se unir com o poder público para reduzir os índices e acabar com a dengue. Em Ituiutaba temos 2.436 notificações, com 1.163 casos confirmados e 1.175 exames esperando o laudo.
A Secretaria Municipal de Saúde investiu nesse início de ano na compra de equipamento que oferece o resultado de dengue em 24h, o que dá condição para que os médicos ofereçam ao paciente o devido tratamento. Nos demais municípios que não possuem tal equipamento, os resultados demoram de 15 a 30 dias para serem apresentados.
Ação de combate à dengue mobiliza moradores em Ituiutaba
Com 2291 notificações de dengue, Ituiutaba vive grande problema
Equipe de mobilização já está em Ituiutaba
Equipe de PSFs se reúnem com Prefeito
Escola Municipal Manoel Alves Vilela executa Projeto de Cidadania
Diretores da rede municipal receberam treinamento do Corpo de Bombeiro