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BR-153 terá pedágios a R$ 3,50 no Prata e a R$ 2,10 em Frutal

Adelino Júnior

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Capa-Rodovia
Com o anúncio nesta quarta-feira (04/12) da Triunfo Participações e Investimentos como vencedora do leilão para explorar as rodovias BRs 153 e 262, que passam por Minas Gerais, foi revelado o valor dos pedágios que serão instalados em trechos das estradas no Triângulo Mineiro. Na BR-153, no km 123, em Prata, o valor deve ser fixado em R$ 3,50 e, no km 226, em Frutal, a tarifa será de R$ 2,10. Na BR-262, no km 861, próximo a Campo Florido, o preço a ser cobrado ficará em R$ 3. Um trecho da BR-060 também foi leiloado à empresa, na ocasião, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Na prática, para quem parte das cidades da região de Uberlândia, deverão arcar com algum desses pedágios os motoristas que vão a Goiânia (GO) ou ao Estado de São Paulo pela BR-153, além daqueles que precisam usar a BR-262 para acessar Campo Florido ou outro município próximo. Essas três praças de pedágios compõem um total de 11 espalhadas pelas três rodovias nos Estados de Goiás, Minas e Distrito Federal, passando por 47 cidades, em uma soma de 1.176 km de malha viária. Esse é o segundo lote leiloado pela ANTT neste ano, a exemplo do que ocorreu com a BR-050.
A Triunfo conseguiu arrematar a concessão, ontem (4), das BRs 153 e 262, ao ter a proposta de pedágio mais barata, com a cobrança de R$ 0,02851 por km rodado. O valor representa um deságio de 52% em relação ao teto, de R$ R$ 0,0594, fixado no edital do governo. Para o presidente da empresa, Carlo Bottarelli, a redução foi possível porque o governo compreendeu pontos técnicos questionados pelas empresas ou consórcios participantes do leilão e isso abriu espaço para propostas mais agressivas. “Foi completamente consciente o nosso lance com forte deságio”, afirmou ele à imprensa nacional, após o resultado da concessão.
O início da cobrança dos pedágios nas BR 153, 262 e 060 deve ocorrer somente a partir de 1º de outubro de 2015, conforme cronograma governamental. Até lá, a Triunfo terá que ter concluído ao menos 10% das obras de duplicação de toda parte de extensão concedida não duplicada das rodovias e, após o início, terá cinco anos para finalizar todas essas partes, que somam 528,7 km. O prazo de concessão é de 30 anos.

Leilão apresenta seis participantes

No leilão de ontem, seis empresas ou consórcios participaram na tentativa de adquirir a administração de trechos das BRs 060, 153 e 262, com passagens pelo Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. A Triunfo Participações e Investimentos conseguiu vitória em detrimento, por exemplo, do Consórcio Rodovias Federais 2013, formado por empresas conhecidos no país, como Queiroz Galvão Desenvolvimento de Negócios S/A e Construtora Queiroz Galvão S/A, do Rio de Janeiro.
Para o governo, embora o número de participantes tenha sido menor que o de outros leilões de rodovias, como o da BR-050, que teve oito postulantes, o resultado foi positivo. “O programa vai indo muito bem. Os deságios têm alcançado o nível tarifário e o governo está feliz”, disse o ministro dos Transportes, César Borges, lembrando que a duplicação dessas novas estradas concedidas será um desafio.

Concessão da 050 será assinada nesta quinta-feira (5)

Será assinado hoje entre o Consórcio Planalto e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o contrato de concessão de 436,6 km da BR-050 entre os Estados de Minas Gerais e Goiás, passando por Uberlândia, Araguari e Uberaba. O trecho foi leiloado no dia 18 de setembro deste ano. Depois, houve questionamento do resultado, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelo segundo colocado no leilão, o Consórcio Triunfo, e, consequentemente, a paralisação da concessão. Posteriormente, a ANTT considerou improcedente o recurso e confirmou o Consórcio Planalto como vencedor da licitação da BR-050.
Ao todo, a rodovia federal terá seis praças de pedágios espalhadas com a proposta de tarifa a R$ 0,04534 para cada km rodado, valor inferior em relação ao teto de R$ 0,0787 por km fixado no edital na época.
Pelos cálculos, o pedágio que ficará na BR-050, entre Uberlândia e Araguari, custará média de R$ 2,50, enquanto o valor entre Uberaba e Uberlândia será média de R$ 3,50. A solenidade será realizada pela manhã no Ministério dos Transportes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
Quanto à outra rodovia de grande uso no Triângulo Mineiro, a BR-365, o governo não tem pretensão, no momento, em concedê-la à iniciativa privada.
Correio de Uberlândia

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