Excesso de carga oferece risco de acidente, diz empresário
O serviço de pesagem de cargas nas estradas estaduais e federais que passam pelo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba deve voltar a operar até o fim do primeiro semestre. A desativação dos postos nas rodovias facilita a sonegação de impostos. Além disso, as vias ficam danificadas, o que oferece risco de acidentes.
Os equipamentos foram desativados no início do ano passado e estão abandonados na BR-365 e na MGC-154. No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba são doze postos de pesagem, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e outros 14 devem ser instalados.
O problema começou a ser percebido ao longo da BR-365, na saída de Ituiutaba. O excesso de carga danificou as rodovias. Onde passam os caminhões, a carga pesada fez com que o asfalto ficasse danificado. Em alguns pontos, houve o afundamento e, em outros, o asfalto estufou.
Segundo a moradora da região, Maria de Fátima, o movimento de caminhões na BR-365 aumentou depois que as balanças de pesagem de cargas da região foram desativadas. “Tem muita carreta e muito caminhão, e o barulho aumentou demais”, relatou.
O excesso de peso também pode estar relacionado com o aumento de acidentes. O empresário do setor de peças e serviços, Adinizio Diniz, informou que, além de dificultar o controle do veículo, a carga excedente gera problemas mecânicos que também podem causar acidentes. “O caminhão vai ter um desgaste maior na parte de suspensão e pode vir a quebrar um eixo. O caminhão com excesso de carga dificilmente vai parar em uma freada brusca. Com isso ele causa perigo à sociedade”, explicou.
A assessoria do DER informou que já está sendo concluída a nova licitação para reativação do serviço, que deve acontecer dentro de alguns meses. “A gente espera que dessa vez, não só restabeleça a prestação de serviço, como também não haja risco de ter problema na manutenção das estradas”, informou o empresário Robson Carlos Sousa.
Sem pesagem, fluxo de veículos de carga prejudica asfalto na saída de Ituiutaba
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