- ANÚNCIO -

Fazendas mineiras são apontadas como as mais sustentáveis do Brasil

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A grande campeã do 2º Prêmio Fazenda Sustentável é a Daterra Atividades Agrícolas, de Patrocínio (MG). O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (4/8), durante uma cerimônia de homenagem aos vencedores e finalistas do prêmio, em São Paulo. A propriedade, que produz cafés especiais no Cerrado Mineiro, foi a que apresentou os maiores índices de sustentabilidade entre todas as 124 participantes.

A Daterra apresentou todos os atributos que uma fazenda sustentável precisa ter: preocupação extrema com a conservação dos recursos naturais, valorização e desenvolvimento humano e alta rentabilidade. Localizada em Patrocínio, no Cerrado Mineiro, esta propriedade tem 6 mil hectares e produz diversas variedades arábicas de cafés em 2,8 mil hectares, visando o mercado externo.

Possui cinco certificações socioambientais – RainForest, UTZ Certified, Esalq Ambiental, IBD e ISO 14001 – aplica boas práticas agrícolas em 100% da área cultivada e estimula e apoia os seus colaboradores com programas sociais bem definidos.
 
2° lugar também deu café
Também veio de Minas Gerais o segundo colocado no 2º Prêmio Fazenda Sustentável. A Fazenda Água Limpa, que produz o Café Dutra, também é especialista em produzir grãos com valor agregado para o mercado externo. Propriedade familiar tocada por dois irmãos, Walter e Ednilson, esta fazenda mostrou que é possível produzir com responsabilidade, mesmo no alto dos morros.

A Água Limpa está localizada em Manhuaçu, nas montanhas de Minas Gerais. A fazenda tem 1000 hectares – 700 de café e 300 de matas nativas – além de atividades complementares como pecuária de leite e cultivo de frutas típicas da região.
A preocupação com a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento humano também são seus pontos fortes. As certificações UTZ Certified, 4C, ABSC e RainForest, rótulos que garantem qualidade no exterior também trazem a rentabilidade necessária para continuar as atividades.
 
3° lugar é do Piauí
A Fazenda São João do Pirajá ficou com o 3º lugar no 2º Prêmio Fazenda Sustentável. Localizada em Bom Jesus, região Sudoeste do Piauí – e de difícil acesso – esta propriedade já nasceu com a “pegada sustentável”. Gerida por jovens profissionais, está ajudando o Piauí a construir uma identidade econômica e o desenvolvimento humano.
Na fazenda São João do Pirajá, de 29 mil hectares, são cultivados 16 mil hectares de grãos (soja, milho, feijão emilheto) no alto de uma chapada, onde a água é escassa e os ventos dificultam a lida no campo. Por isso, cuidar do meio ambiente é mais que uma obrigação, caso contrário, a produção desaparece.

 
Top 10 da sustentabilidade no Brasil
As dez propriedades mais sustentáveis do Brasil são: Daterra Atividades Agrícolas, Fazenda Água Limpa, Fazenda São João do Pirajá; Boa Vereda (ILPF/Cachoeira Dourada, Goiás); Don Aro (pecuária de corte/Machadinho D’Oeste, Rondônia); Fazenda Matinha (cafeicultura/Piumhi, Minas Gerais)/ Sítio Santa Maria (grãos/Coronel Macedo, São Paulo); Fazenda São Francisco (pecuária de corte/Uberaba, Minas Gerais); Fazenda São José (cana-de-açúcar/Jaboticabal, São Paulo); Fazenda União (pecuária, grãos e cana-de-açúcar/São João do Buriti, Mato Grosso do Sul).
Saiba mais sobre o 2º Prêmio Fazenda Sustentável
Iniciativa da revista GLOBO RURAL, com apoio do Rabobank e da Fundação Espaço ECO, neste ano, as fazendas competiram pelo índice geral de sustentabilidade [no ano passado, as fazendas foram eleitas por categorias: cultivos perenes, semi-perenes, pecuária e silvicultura].
Ao todo, foram 124 participantes. Elas passaram por uma rigorosa análise, com base em metodologias científicasque medem o seu índice de ecoeficiência, social e financeiro. 47 passaram para a segunda fase e 30 foram classificados para a terceira etapa.
O processo foi feito e uma plataforma online. Na última fase do prêmio, que aconteceu durante os meses de maio e junho, as primeiras 10 fazendas da lista passaram por uma auditoria realizada por técnicos em sustentabilidade.
Para eleger os vencedores, a organização do prêmio reuniu, no final do mês de junho, uma Comissão Julgadora que, de posse de informações, gráficos, relatórios fotográficos e comentados, elegeram as campeãs. Fizeram parte desta comissão o coordenador-geral nacional do Senar, Matheus Ferreira Pinto da Silva; Eduardo Pinheiro Cavalcanti, responsável pelo Programa de Agricultura da WWF/Brasil, e o vencedor do 1º Prêmio Fazenda Sustentável, o pecuarista José Luiz Niemeyer dos Santos, proprietário da Fazenda Terra Boa, de Guararapes (SP).
O 2º Prêmio Fazenda Sustentável é uma idealização da revista GLOBO RURAL e conta com a parceria do Rabobank e da Fundação Espaço ECO.

FormatFactoryal__8232_3749
Fazenda Água Limpa, em Manhuaçu (MG) (Foto: Sérgio Cardoso/Ed. Globo)

Revista Esteio Rural
 

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile