- ANÚNCIO -

Ituiutaba está entre as dez piores cidades com população entre 50 e 100 mil de Minas no ranking IMRS

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Fundação João Pinheiro (FJP) lançou no dia 17 de dezembro, a plataforma do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) – 2012. Calculado a cada dois anos para todos os 853 municípios de Minas Gerais, o IMRS agora possui uma plataforma exclusiva, de acesso amigável e em formato que possibilita realizar atualizações constantes de dados e proceder as melhorias necessárias ao longo do tempo de forma tempestiva.
“O IMRS é um produto contínuo da Fundação João Pinheiro, que existe desde 2004, e que está agora em uma versão mais palatável, de maneira que a ideia é cumprir um dos objetivos da instituição que é trabalhar mais próxima das administrações municipais, no sentido de assessorá-las, munindo-as com informações”, afirmou o presidente da FJP, Roberto Nascimento.
Além do IMRS, a plataforma também disponibiliza um perfil eletrônico municipal. Para a coordenadora do projeto, Maria Luiza de Aguiar Marques, além do dinamismo proporcionado pelo novo formato de apresentação do IMRS, uma das novidades mais relevantes da plataforma é exatamente a disponibilização desse perfil municipal. “São 40 páginas para cada um dos 853 municípios, com comentários e análises sobre indicadores selecionados”, observou.
O IMRS apresenta, ainda, mais de 600 indicadores, para os anos de 2000 a 2014, referentes às dimensões utilizadas no cálculo do Índice e ainda à demografia. “É importante ressaltar que o nosso Índice reflete a responsabilidade social específica do setor público. Mais do que isso, é necessário entender que existem responsabilidades das diferentes esferas de governo, então não se trata apenas da responsabilidade do município, trata-se da administração pública de forma geral”, explicou Maria Luiza.
Resultados das cidades do Norte de Minas na pesquisa
No ranking geral do Estado, os municípios do norte que ocuparam entre as últimas posições estão Miravânia, São João das Missões e Espinosa.
Na lista das 37 cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes entre as cidades do norte que registraram os desempenhos menos favoráveis estão Janaúba, Januária, São Francisco, Ituiutaba e Frutal.
Os desempenhos mais desfavoráveis entre cidades com até 10 mil habitantes apareceu entre as cidades mais uma vez Miravânia do Norte de Minas.
Na região, apenas quatro cidades tiveram bom desempenho na avaliação. Araguari e Uberlândia aparecerem entre os dez melhores municípios com mais de 100 mil habitantes, em sexto e nono lugar, respectivamente. Sacramento está entre as dez melhores com 20 mil a 50 mil moradores e Nova Ponte, entre as dez melhores com 10 mil a 20 mil.
Ouro Preto lidera classificação dos 853 municípios no Estado
Ouro Preto, na região Central do Estado, obteve a melhor posição entre os 853 municípios de Minas Gerais. Na sequência do ranking, estão Itabirito (Central), Extrema (Sul), Catas Altas, Nova Lima, Congonhas e Itatiaiuçu (Central), Pains (Centro-Oeste), São João Batista do Glória (Sul) e Barão de Cocais (Central).
A classificação de Ouro Preto em primeiro lugar geral no IMRS 2012 reflete o desempenho relativo favorável do município nas dimensões Cultura, Renda/Emprego e Finanças Públicas. Itabirito, que ocupa a segunda posição no Índice, apresentou bons resultados nas dimensões Renda/Emprego, Finanças Públicas, Saúde e Cultura.
Na 31ª posição do ranking geral do IMRS, Belo Horizonte teve destaque nas dimensões Renda/Emprego, Finanças Públicas e Saúde. No recorte de cidades com mais de 100 mil habitantes, a capital mineira é a terceira colocada, apresentando desempenhos menos favoráveis nas dimensões de Meio Ambiente, Esportes/Turismo/Lazer e Segurança Pública.
No ranking geral do Estado, os municípios que ocuparam as últimas posições foram Bertópolis (Jequitinhonha/Mucuri), Santa Efigênia de Minas (Rio Doce), Crisólita, Santa Maria do Salto e Palmópolis (Jequitinhonha/Mucuri), Miravânia (Norte), São João das Missões (Norte), Água Boa (Rio Doce), Espinosa (Norte) e Capitão Andrade (Rio Doce). (GB)

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile