A proximidade das eleições municipais em um contexto onde a pandemia do coronavírus continua avançando pelo país tem atrapalhado as medidas de distanciamento social recomendadas para diminuir a propagação da doença.

Por toda parte tem sido comum o corpo a corpo entre os candidatos e eleitores. Muitos políticos não estão deixando de promover seus eventos que acabam em formação de aglomerações, abraços e danças. É o caso do município de Ipiaçu, onde os candidatos a prefeito da cidade, Fortunato Antunes (Avante) e Rafael Capanema (PP), promoveram atos públicos com simpatizantes pelas ruas da cidade no último domingo (27).

Nem todos que aparecem nas aglomerações usam máscara e quase nunca o distanciamento social é respeitado, conforme recomenda autoridades de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em contato com a Secretária de Saúde do município Roberta de Oliveira Mendes, foi informado a nossa equipe que a Secretaria de Saúde e a prefeitura não foram informadas com a antecedência sobre a realização dos eventos. 

Os encontros contaram com a presença de várias pessoas que dançavam e festejavam ao som de músicas politicas (jingles), como mostram os vídeos e as imagens abaixo: