O acordo ocorre com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), no contexto do programa Brafitec, cujo objetivo é fomentar o intercâmbio e estimular a aproximação das estruturas curriculares de instituições francesas e brasileiras no ensino de engenharia. “Os alunos aprovados no programa Capes/Brafitec recebem passagens de ida-volta, seguro saúde, auxílio deslocamento e bolsas de estudo de até 2 anos, além de recursos para as missões dos coordenadores e professores participantes de cada projeto”, explica Martins.
Ainda conforme ele, como resultado da parceria, está em andamento na UFU o projeto intitulado “Programa de Formação de Engenheiros Biculturais em Engenharia Aeronáutica Adaptados às Necessidades das Indústrias Franco-Brasileiras”, aprovado pelo Edital Capes-Brafitec 11/2018 e coordenado pelos professores Antonio Marcos Gonçalves de Lima (da UFU) e Pierre de Saqui-Sannes (do Isae-Supaero).
Acordos assinados
- Acordo Quadro: estabelece todas as modalidades possíveis de cooperação entre as duas instituições. Abrange desde os níveis de formação em graduação e pós-graduação, projetos de pesquisas conjuntos e realização de eventos de interesse comum em educação e pesquisa.
- Acordo de Dupla Diplomação: específico para a obtenção do duplo diploma em Engenharia Aeronáutica de estudantes de graduação em Engenharia Aeronáutica das duas instituições.
- Acordo de Mobilidade Estudantil: trata do intercâmbio de estudantes por programas acadêmicos sem diploma, com duração de um ano, além de mobilidade no Isae-Supaero.
Resultados
Até o presente momento, relata Moraes Filho, a parceria UFU-Isae-Supaero resultou na formação de dois alunos de duplo diploma, outros dois com a conclusão prevista para 2021 e está prevista a ida de mais quatro estudantes em 2021. Também foi concluída uma graduação sanduíche em Engenharia Aeronáutica, além do desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e estágios de estudantes brasileiros em importantes empresas francesas, como Airbus, Safran Engines e Ariane Group, dentre outras, com a finalidade de aprofundar conhecimentos no campo aeroespacial.