Na tarde da última segunda-feira, 4 de janeiro, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG em Ituiutaba foi acionado para capturar um gambá que estava no telhado de uma residência no Setor Norte. De acordo com a solicitante, ela estava dentro do imóvel quando ouviu o latido de seus cães na garagem de casa e, ao verificar, se deparou com o gambá acuado e rosnando entre as telhas.

Notando a insistência dos cães que aguardavam a descida do animal para atacá-lo, a solicitante, assustada e sem saber qual providência tomar, ligou para os bombeiros que, de imediato, chegaram ao local.

A guarnição utilizou técnicas e equipamentos especificos de salvamento terrestre para realizar a captura segura do animal, preservando a integridade física dos animais (tanto os domésticos, quanto o silvestre) sem expor os moradores ao risco.

Os bombeiros lembram à população que o gambá é um animal silvestre e transmissor de diversas doenças. Por meio da urina ele pode transmitir doenças como a leptospirose e, por meio das fezes, transmite verminoses. Caso mordam os gambás podem transmitir a raiva. Após a captura, o animal foi devolvido ao seu habitat.

Sempre que se deparar com um animal silvestre, o cidadão chamar os bombeiros via 193 para realizar a captura em segurança, evitando a proliferação de doenças e possíveis maus-tratos aos mesmos.