Uma nota de esclarecimento foi divulgada pela Prefeitura de Ituiutaba na noite deste domingo, 31, após uma página na rede social Facebook ter publicado texto com reclamação, supostamente feita pela filha de um paciente atendido hoje na Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba – UPAMI. Leia abaixo o texto publicado.

Leia na íntegra a nota publicada pela Prefeitura de Ituiutaba.

“Com relação ao atendimento com relatos nas redes sociais neste domingo, 31, sob suposta falha no serviço prestado pela Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba – UPAMI seguem as informações disponibilizadas pela Prefeitura de Ituiutaba: o paciente, homem de 50 anos de idade, deu entrada na UnidadeI com queixa de dor em ombro direito, após ter sofrido queda de uma motocicleta. Ele foi atendido às 16h44 de hoje, pela médica plantonista dra. Mariana, profissional que constatou a partir de exame clínico uma limitação na rotação no ombro direito do paciente. Foi solicitado Raio-x de ombro “D” e feita a analgesia: 01 amp tramal SC, 4 ml dipirona + 01 amp profenid+ 01 amp decadron + 250 ml SF EV.

A processadora de filmes de Raio-x apresentou defeito de funcionamento por volta das 15h30, sendo feito contato com a empresa responsável pela manutenção. Neste intervalo o paciente foi orientado pela médica a aguardar uma posição quanto ao conserto do aparelho de radiologia e para as devidas providências, mas ele foi embora.

Um familiar do paciente, sua filha, entrou em contato com a UPAMI às 20h, quando informou que seu pai ainda sentia dor e que queria um pedido de Raio-x, pois queriam providenciar o exame em uma clínica particular. O paciente foi orientado a retornar à UPAMI para a conclusão do atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS, pois ele poderia ser mantido sob observação médica e amanhã, pela manhã, seria encaminhado ao plantão de ortopedia no Hospital São José – HSJ.

A Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria de Saúde, já providenciou a aquisição de um aparelho de Raio-x Digital, o investimento que melhorará a qualidade dos exames e será extinto o modelo tradicional de revelação por meio de químicos (processadora que utiliza revelador e fixador, que gera muita manutenção).

Até a finalização do processo de aquisição do aparelho a Secretaria de Saúde providenciará contrato com clínica particular para realização de exames de radiologia, quando houver falha do atual aparelho. A Prefeitura de Ituiutaba reforça o compromisso em prestar o melhor atendimento aos pacientes que necessitam.”