Settran inicia período para vistoria de vans escolares, em Uberlândia

Procedimento obrigatório vai até o dia 5 de março e visa garantir a segurança dos usuários

Anúncio

Com a deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 para retorno das aulas presenciais para o dia 8 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) deu início ao processo das vans que atuam no transporte escolar de Uberlândia. A vistoria, que irá até o dia 5 de março, é obrigatória para os proprietários dos 589 veículos cadastrados no serviço. Caso o motorista não realize o procedimento, ficará impedido de prosseguir com suas atividades. As diretrizes foram publicadas no Diário Oficial do Município.

A vistoria das vans escolares feita pela Settran visa garantir que os veículos tenham plena capacidade de transportar estudantes por Uberlândia com segurança e conforto, conforme a premissa da gestão municipal. Para isso, durante a inspeção, o automóvel deve preencher uma série de requisitos. Caso a van vistoriada preencha todas as exigências, um novo selo oficial confirmando a regularidade será fixado no veículo. Já se alguma desconformidade for detectada, o motorista tem até dez dias para fazer adequações e retornar ao processo de vistoria.

Anúncio

“A vistoria das vans já é um procedimento tradicional, visando sobretudo à máxima segurança dos estudantes e profissionais envolvidos. Pedimos que os proprietários dos veículos realizem a vistoria com agilidade, para que evitemos deixar o processo para os últimos dias”, destacou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

O processo ocorre por exigência do decreto lei 7.328 de 1997. Os veículos que necessitam ser verificados são tanto aqueles que atuam na zona rural quanto os que prestam o serviço na área urbana. No segundo semestre, o processo deverá ser repetido entre os dias 1º de julho e 6 de agosto.

Procedimento

Foto: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Os proprietários das vans precisam ir até o Núcleo de Serviços de Táxi e Transportes Diversos, das 12h às 17h, na rua Martinésia, nº 245, bairro Aparecida, onde apresentarão a documentação do veículo, do motorista e do monitor (caso tenha). Depois que o encaminhamento é feito, os proprietários agendam o serviço pelos telefones (34) 3210-6923/2023. As vistorias são realizadas na avenida Afonso Pena, 4.814, no bairro Umuarama, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

Vistoria obrigatória de vans escolares (1º semestre de 2020):

Período: Até 5 de março

Público-alvo: motoristas do transporte escolar de Uberlândia

Objetivo: verificar condições dos veículos que prestam o serviço para garantir segurança e conforto aos alunos

Processo: motoristas devem procurar o Núcleo de Serviços de Taxi e Transportes Diversos (rua Martinésia, 245, bairro Aparecida); após apresentação dos documentos exigidos, deverão agendar a vistoria por telefone dentro do prazo estabelecido para o processo
Resultado: vistoriados terão permissão para prestar o serviço pelos próximos seis meses; não vistoriados serão autuados e poderão ter problemas para renovar permissão
Informações: 3210-6923/2023

Foto: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Anúncio