Após a entrega da BR-154, garantida no PAC pelo deputado federal Weliton Prado (PROS), mais uma importante reivindicação da população do Triângulo Mineiro foi atendida.

Foi entregue nesta terça-feira, 02/02, o novo Trevo de Xapetuba, no entroncamento da BR-452 com a BR-365, entre os municípios de Tupaciguara, Uberlândia e Monte Alegre de Minas. O deputado Weliton Prado representou a Câmara dos Deputados na solenidade após realizar um intenso trabalho de cobrança para retomada e concretização da obra.

O novo trevo vai garantir mais segurança e eliminar o grande de risco de acidentes e mortes no local, além de acabar com um deslocamento de mais de 8 quilômetros que os usuários que vinham da BR-452, especialmente de Tupaciguara, eram obrigados a fazer para acessar à BR-365.

“Foram inúmeras cobranças, difícil até de contabilizar, até que conseguimos com o Ministro da Infraestrutura o compromisso de priorizar a retomada da obra em 2019 e de fazer a inclusão do Trevo de Xapetuba no primeiro contrato de concessão”, destacou Weliton Prado.

“Agrademos a parceria que nós temos tido com a Câmara dos Deputados e, em especial, com o deputado Weliton Prado, que tem nos ajudado o tempo todo trazendo essas urgências e nos possibilitando fazer entregas como essa. Isso vai fazer a diferença na vida de Monte Alegre, de Tupaciguara e de todo o Triângulo Mineiro”, afirmou o ministro da Infraestrutura , Tarcísio Gomes de Freitas.

A obra foi iniciada em 2011 como parte de um pacote de três outras obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na BR-365. Paralisada no mesmo ano, o local ficou abandonado, com mato alto e deterioração da estrutura que já estava construída.

O deputado estadual Elismar Prado (PROS), que também fiscalizou e cobrou a obra, destacou a importância da entrega do Trevo para romper de vez com os sérios prejuízos sociais e econômicos que estavam sendo causados à população, aos municípios de Tupaciguara e Monte Alegre de Minas e aos usuários da via que, sem o viaduto e o retorno, tinham que percorrer mais de 8 quilômetros. “Muitas pessoas precisam realizar esse mesmo deslocamento três vezes no mesmo dia. Havia um grande risco de acidentes e de mortes, já que não tínhamos condições seguras e adequadas de tráfego no local”, afirmou o deputado Elismar Prado.

A próxima obra a ser entregue deve ser a da trincheira do Taiman na BR-365, entre os bairros Taiaman e Dona Zulmira, em Uberlândia, que, além de contar com a atuação do deputado Weliton Prado, teve os recursos garantidos pelo ex-deputado Tenente Lúcio.

BR-365, ENTRE UBERLÂNDIA E PATROCÍNIO
O evento também foi marcado pela assinatura do Contrato do Projeto de adequação da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio. Weliton Prado assinou o contrato e destacou a luta antiga e a vitória de toda a bancada mineira.

WELITON PRADO COBRA FEDERALIZAÇÃO DA MG-497, ENTRE UBERLÂNDIA E PRATA
Após cobranças do deputado Weliton Prado, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas prometeu autorizar os estudos técnicos para federalizar a MG-497, entre Uberlândia e Prata. “Essa é uma rodovia que mata muitas pessoas e que tem uma história absurda de descaso e desvio de recursos, já que era de competência do governo federal e quando passou para o governo do Estado, chegou a ter recursos liberados que nunca foram aplicados no trecho”, afirmou Prado.