“A situação é alarmante no Pontal, no Triângulo, no Alto Paranaíba e Noroeste de Minas”, afirmou o deputado federal Weliton Prado (PROS).

O parlamentar cobrou com o deputado estadual Elismar Prado (PROS) do Ministério da Saúde e do governo do Estado recursos e a criação de novos leitos de UTI para Covid-19 em Ituiutaba, para atendimento dos pacientes da região do Pontal.

Weliton Prado afirmou que o colapso que as cidades estão enfrentando com a falta de leitos já é de conhecimento dos governos federal e estadual. “Cobramos providências urgentíssimas. A fila por um leito aumenta a cada dia e muitos pacientes estão com atraso sendo transferidos até mesmo para outras regiões do Estado, apesar dos esforços das Prefeituras, o que agrava a saúde das pessoas com o deslocamento e a espera por uma vaga, que é angustiante e desumana”, destacou.

Elismar Prado lembrou ainda que a região do Pontal historicamente tem déficit de leitos reconhecido pelo Estado, apesar da falta de pactuação antes do coronavírus. “Agora, com a segunda onda de Covid-19, a demanda se multiplicou e só cresce. Fizemos em nosso gabinete inclusive uma reunião de emergência com o vereador de Ipiaçu, Diomar Honório, preocupado com a falta de eleitos e aumento dos casos”, afirmou Prado.

No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, os Municípios estão reivindicando cilindros de oxigênio, ambulâncias UTI móvel, além da criação de leitos de UTI e hospital de campanha.

Em João Pinheiro, no Noroeste de Minas, a ocupação já chegou a 90% e não há leitos disponíveis na região.