Em uma live na noite de domingo (21) conjunta com a Secretária de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira, o assessor técnico de saúde Clauber Lourenço afirmou que a variante brasileira circula na cidade de Uberlândia

Ilustração do vírus da Covid-19 – Foto: PEXELS/Divulgação

O assessor técnico da Secretária de Saúde, Clauber Lourenço, apontou durante uma live da Prefeitura de Uberlândia, que a variante brasileira da Covid-19 está circulando na cidade.

De acordo com o técnico que estava com a Secretária de Governo Ana Paula Junqueira, a conclusão foi feita após a análise da situação atual da pandemia no município, a qual, o número de pessoas contagiadas e mortes aumentou.

Por conta deste quadro, o assessor relacionou a situação do ano passado e contatou que a nova cepa está circulando pois na cidade até as pessoas mais jovens estão vindo a óbito e que estas características são compatíveis com a da mutação do vírus que é mais contagiosa e com maior taxa de letalidade.

Entretanto, Lourenço afirmou que ainda não tem o laudo laboratorial que apontaria a presença da variante, porém, devido a proximidade com Uberaba que tinha recebido 18 pacientes de Manaus, é um indício da presença da cepa chamada P.1.

A comitiva cobrou mais participação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. Inclusive, comentaram sobre a situação na região, bem como sobre vacinação.