A Densitometria Óssea é o exame ideal para diagnóstico de Osteopenia e Osteoporose, sendo esta uma doença que atinge mais de 10 milhões de brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo.
Ele é o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos e utiliza um aparelho conhecido por utilizar a técnica de DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). A densitometria óssea avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Isso porque essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos sofisticados e que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação – até dez vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax. A densitometria óssea é um teste rápido (dura cerca de 5 minutos) e indolor para a medição da densidade mineral óssea.


Indicações:
O exame de densitometria óssea é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. Entretanto, pode ser indicado para mulheres abaixo de 65 anos e homens abaixo de 70 anos que preenchem um dos critérios abaixo:
• Baixo Peso (Índice de Massa Corporal menor que 18,5 kg/m²)
• Fratura Prévia
• Medicações que aumentam o risco de osteoporose
• Doenças que aumentam o risco de osteoporose
• Monitorar osteoporose já diagnosticada
• Monitorar tratamento.
O procedimento também tem aplicação em pediatria, para acompanhar o crescimento da criança e do adolescente. Os pediatras pedem a densitometria para avaliar a massa óssea e quanto de massa magra e massa de gordura o paciente tem, funcionando como um complemento à avaliação clássica da idade óssea do raio X de mãos e punhos. Em crianças e adolescentes até 20 anos, os sítios usados são coluna e corpo inteiro (o fêmur ainda está em crescimento e não é avaliado). Nesse grupo, compara-se a massa óssea do paciente com crianças da mesma idade e não usamos o termo osteoporose como nos adultos.
Em Ituiutaba, a Densitometria Óssea pode ser feita na Clínica de Imagem São Joaquim, que está localizada na avenida 9, número 641, anexo ao Hospital São Joaquim. O telefone para contato é 34 3271 6888. Além do atendimento em horário comercial, conta com plantão 24 horas via Hospital São Joaquim.