Covid-19: Foi confirmada a circulação de variantes em Uberlândia

Em coletiva de imprensa, na quinta-feira (5), o prefeito Odelmo Leão confirmou variações da Covid-19 circulando na cidade

Anúncio

Em coletiva de imprensa, na quinta-feira (5), a Prefeitura de Uberlândia confirmou a circulação de variantes da covid-19 no município. Na coletiva de imprensa estavam o Prefeito Odelmo Leão e o Secretário de Saúde Gladstone Rodrigues da Cunha.

De acordo com a prefeitura, foram enviadas amostras para o Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e para o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP) em 38 das 44 amostras de secreção de nasofaringe (swab nasal) que foram coletadas na última semana fevereiro de 2021. Destas, 25 mostraram a variante de Manaus e uma da britânica.

A motivação da requisição das pesquisas foi por conta do aumento expressivo de casos na cidade e este foto poderia estar relacionado a características destas variantes que são mais contagiosas do que as antigas.

Como a suspeita foi confirmada, o poder executivo municipal solicitou ao Ministério da Saúde mais recursos para o tratamento contra o coronavírus.