Portaria do Governo Federal autoriza recurso para manutenção de UTIs já existentes no HSJ

Notícias disseminadas nas redes sociais sobre abertura de novos leitos, infelizmente, são falsas


Anúncio

A Prefeitura de Ituiutaba, através da Assessoria de Comunicação, informou que a Portaria 501/2021, publicada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 19, autorizou o pagamento de recursos aos municípios para a manutenção de leitos UTI Covid-19 utilizados para o tratamento de pacientes com sintomas graves da doença.

Tal pagamento é autorizado pelo Governo Federal para custear as despesas com as diárias nos hospitais. Em Ituiutaba, desde o ano passado foram habilitados dez leitos no Hospital São José – HSJ, Unidades que foram mantidas ativas e, nas últimas semanas, registram 100% de ocupação todos os dias por conta do crescimento no número de pacientes hospitalizados. Leia abaixo nota oficial publicada pelo HSJ!

Portanto, o recurso mencionado na Portaria 501/2021, para diversos municípios brasileiros, não contrata ou habilita novos leitos, mas serve para a manutenção daqueles existentes.

Tais portarias têm sido publicadas a cada trimestre, por conta da necessidade de se manter os cuidados aos pacientes durante a crise sanitária.
Cada um dos leitos UTI Covid-19, com diárias e insumos, gera despesas aos cofres públicos e, no caso desses leitos no HSJ, o custeio tem sido feito pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Poder Executivo está mantido o compromisso em zelar pela vida e pelo bem estar dos tijucanos. Ontem, 19, a prefeitura anunciou a contratação de mais seis leitos clínicos para atendimento aos pacientes de Ituiutaba via Sistema Único de Saúde – SUS, no Hospital São Joaquim.