Um dos mandados de operação que prendeu mais de 100 kg de cocaína foi cumprido em Ituiutaba

Foto: PMMG

Onze pessoas foram presas durante a Operação Alquimia, realizada pelas Polícia Civil e Militar, Gaeco e Ministério Público. Dentre os presos, quatro foram detidos em flagrante e outros 7 foram alvo de mandado de prisão.

Anúncio

A ação cumpriu ainda 15 mandados de busca nas cidades de Ituiutaba, Ipatinga, Sem Peixe e Sabinópolis.

De acordo com a Polícia Militar, as investigações começaram em julho do ano passado, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e armas atuante no bairro Vila Celeste, em Ipatinga. Foram realizadas cinco fases da operação.

Já no início dos trabalhos, foi presa a amásia de um dos alvos da operação com grande quantidade de drogas, uma das maiores apreensões do Vale do Aço.

Posteriormente, foi preso um alvo da operação que na companhia de mais dois indivíduos transportavam drogas de outra cidade para Ipatinga.

Ao todo, foram apreendidos mais de 100 quilos de cocaína, além de barras de maconha e crack. Também foram apreendidos documentos, dois carros, 17 celulares, um revólver e quase R$ 4 mil em moeda falsa, entre diversos outros itens.

A palavra alquimia tem origem no árabe al-kimiya que está relacionada com o conceito de química, transformação da matéria. A escolha do nome deu-se em razão de informações que o alvo principal da operação possuía habilidade de adicionar produtos químicos à matéria prima para produzir a droga final para distribuição e venda.

Mais detalhes sobre a diligência realizada em Ituiutaba serão divulgados posteriormente.

Fonte: G1