UFU abre as inscrições do Sisu 2021/1

Estudantes podem usar a nota no Enem 2020 para se candidatarem a uma das 3.229 vagas oferecidas pela UFU. Inscrições vão até a próxima sexta-feira (09/04)

Anúncio
Foto: Divulgação

Começa nesta terça-feira, 06 de abril de 2021 e prossegue até a próxima sexta, dia 09, o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estudantes que participaram da edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem utilizar a nota nesta avaliação para se candidatar a uma das 3.229 vagas oferecidas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para as novas turmas dos seus cursos de graduação no primeiro semestre de 2021 – as vagas do segundo semestre serão preenchidas pelo Vestibular 2021/2, previsto para os dias 28 e 29 de agosto e cujo edital ainda não foi lançado.

De acordo com as informações do Termo de Adesão da UFU, são disponibilizadas 94 opções de cursos, distribuídas entre os campi instalados nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo. Confira, a seguir, a relação completa de cursos e seus respectivos quantitativos de vagas:

Os candidatos deverão realizar o cadastro no seguinte endereço eletrônico: http://www.sisu.mec.gov.br/.

A lista de classificados na chamada regular desta nova edição do Sisu será divulgada em 13 de abril. Já o prazo para a manifestação de interesse em participar da lista de espera está programado para o período de 13/04 a 19/04. Todos os documentos e informações sobre este certame estão disponíveis na página da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps/UFU), podendo ser acessados em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1063.

Recomendações

O Ministério da Educação orienta que os interessados nas vagas ofertadas para as instituições públicas de educação superior tenham tranquilidade para acessar o sistema durante todo o período de inscrição. Com isso, o MEC busca evitar o risco de eventuais sobrecargas no sistema do Sisu e no portal de serviços do governo federal, que está integrado ao sistema de inscrição.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na página eletrônica do Sisu, do dia 6 até as 23h59 do dia 9 de abril, horário de Brasília-DF. Não há qualquer cobrança de taxa para a inscrição. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril.

Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, cujo resultado foi divulgado no último dia 29, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro. 

Para se inscrever o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br), da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020. Por isso, o candidato deve se preparar com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços do governo federal. Quem precisar recuperar esses dados já deve providenciá-los.

As mais de 209 mil vagas ofertadas, a maioria delas em universidades e institutos federais, estão disponíveis para consulta, desde o dia 5 de março, na página do Sisu, na aba “vagas”: https://sisu.mec.gov.br/#/vagas

Cronograma:

  • Inscrições: de 6 a 9 de abril;
  • Resultado da chamada única: 13 de abril;
  • Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;
  • Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.

* Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sesu

Fonte:comunica.ufu.br