O FBI – Federal Bureaux Investigation – a Polícia Federal dos EUA, realizou uma operação de busca na casa do ex-presidente dos EUA, o republicano Donald Trump., em Palm Beach, na Flórida. Segundo o próprio Trump, a casa foi “sitiada, invadida e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI.”
“Depois de trabalhar e cooperar com as agências governamentais relevantes, essa invasão não anunciada em minha casa não era necessária ou apropriada”, disse Trump em nota. Os motivos reais da operação não foram divulgados pelo FBI, porém, segundo alguns veículos da imprensa dos EUA, a ação visa recuperar documentos secretos que Trump tirou da Casa Branca e levou para sua casa. Inclusive, em fevereiro, o Arquivo Nacional da Casa Branca precisou buscar 15 caixas de documentos confidenciais que Trump havia subtraído da Casa Branca ao deixar o poder. Em diversas ocasiões, Trump foi acusado de destruir documentos secretos oficiais enquanto era presidente para evitar uma possível investigação quando deixasse o cargo.
Trump também é alvo do Departamento de Justiça dos EUA em outras frentes. Está em curso a investigação contra Trump por suposto envolvimento no ataque ao Capitólio em janeiro deste ano, quando ele se recusou a entregar o poder a Joe Biden, o democrata que venceu Trump nas urnas e se tornou o 46º presidente dos EUA.
A invasão à sua residência nesta segunda-feira pode indicar uma nova fase de investigação e que o cerco está se fechando contra Trump, inclusive na esfera criminal.