O Código de Trânsito Brasileiro passou por mudanças a partir da chegada de 2023, conforme as Leis 14.071/20 e 14.229/21, que trouxeram alterações que vão desde a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), até regras relacionadas a utilização do farol baixo em rodovias. O time da Auto Escola Ana Paula, de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, forneceu as informações ao Regionalzão para tirar dúvidas sobre estas novidades.
Entre as novas regras de trânsito que iniciaram em 2023 está a multa por excesso de peso. Anteriormente existia uma flexibilização maior quanto às multas por excesso de carga. Contudo, a partir da nova mudança, o fabricante de um veículo de carga está obrigado a colocar explicitamente o limite técnico de peso para cada modelo. Essa informação do limite técnico de peso para cada modelo deve estar presente em algum lugar na estrutura do veículo, assim como o Renavam. Dessa forma, quem trafega com limite de peso acima do permitido estará cometendo uma infração de nível médio, podendo receber então uma multa no valor de R$ 130,16, além de ter 4 pontos na habilitação. O sobrepeso também será somado ao valor da multa.
O valor das multas também será mais caro para empresas que não identificarem o condutor que cometeu uma infração no veículo da empresa, com uma multa mais pesada, chegando até duas vezes mais do que o valor da multa original. Assim, pessoas jurídicas que possuem veículos em seu nome devem se atentar para esta nova regra da multa em dobro para os casos de não identificação do motorista infrator.
Mesmo que o condutor esteja com a carteira de motorista em processo de suspensão ou cassação, ela não poderá ser bloqueada de imediato. Sendo assim, o motorista poderá fazer até mesmo o processo de renovação, caso esteja em tempo. Logo, enquanto o processo estiver em aberto, as penalidades como suspensão não serão válidas. Ou seja, o motorista só poderá ter o direito de dirigir suspenso quando o processo for concluído.
Para mais informações os tijucanos podem se dirigir ao Centro de Formação de Condutores – CFC Ana Paula, situado na esquina da Rua 24 com Avenida 19, n° 1266, no Centro. Para conhecer mais sobre o CFC acesse a página no Facebook, ou ligue: (34) 3261-2462.