A Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube, disputa, a partir desta quinta-feira (16), o Campeonato Brasileiro de Atletismo da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI). A competição segue até sábado (18), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com a participação de representantes de todo o país.
A equipe Aparu/Futel/Praia Clube será representada pelos paratletas Ana Luiza Fonseca (arremesso de disco e lançamento de dardo), Lucas Silva (5.000 metros rasos), Thiago Sousa (400 metros rasos) e Wellington Fernandes (lançamento de dardo e heptaplo), além do treinador Leandro Garcia e dos staffs Maria Geande Sousa e Paulo Henrique Fonseca.
O treinador Leandro Garcia, profissional de educação física da Futel, fala sobre suas expectativas. “A equipe vem se destacando em todas as competições que disputa e conta com alguns dos principais nomes do atletismo paralímpico brasileiro da atualidade, como Wellington Fernandes, que já participou de competições internacionais e está em busca de uma vaga para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo”, disse.
“Todos os paratletas estão bem preparados, têm se saído muito bem nos treinos e certamente terão importantes conquistas no Campeonato Brasileiro de Atletismo da CBDI, assim como ocorreu nas edições anteriores”, ressaltou.
RESULTADOS RECENTES
Considerada uma das principais equipes do país no paradesporto, a Aparu/Futel/Praia Clube treina no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e conquistou, somente em 2022, 227 medalhas, com destaque para as 32 (10 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze) no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo e as 68 nos três Meetings e nos dois Desafios Loterias Caixa de Atletismo de São Paulo, sendo 52 de ouro.
A equipe também conquistou duas medalhas (uma de prata e uma de bronze) no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, disputado na Arena Sabiazinho.