Durante o período chuvoso é normal que usinas hidrelétricas abram suas comportas com o objetivo de baixar o nível de seus reservatórios.
Ocorre que quando acontece e o fato pode ser fotografado por populares, como é o caso da Usina Hidrelétrica de São Simão, várias imagens começam a circular nas redes sociais e até mesmo com desinformação sobre o procedimento.
NOTA
A SPIC Brasil, empresa responsável pela operação na Usina, divulgou uma nota sobre o caso. Veja:
Nesta segunda-feira (20), a SPIC Brasil, responsável pela operação da Usina Hidrelétrica São Simão, realizou novas atividades envolvendo a abertura das comportas do vertedouro da UHE, sob autorização do ONS (Operador Nacional do Sistema). Nove comportas foram abertas a fim de possibilitar ensaios anuais nas comportas do Vertedouro (órgãos extravasores). Toda a operação tem duração de duas horas e é executada respeitando o planejamento apresentado e aprovado pelo ONS. A SPIC Brasil reforça que esse é um procedimento seguro e de rotina nas usinas hidrelétricas brasileiras.“
HISTÓRIA:
Um documentário Produzido pela Futura Filmes, gravado e produzido na década de 1970, mostrou todos os trâmites para que o “Canal São Simão” se transformasse na moderna Usina Hidrelétrica de São Simão. Veja:
É lindo demais quando abre as comportas!