Na quinta-feira, 11, o Corpo de Bombeiros de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, capturou uma serpente que não é nativa do Cerrado. Os bombeiros notaram características incomuns no animal e entraram em contato com a Herpeto Cerrado, a qual publicou estas informações, para verificar a espécie. Assim, foi confirmado que a serpente é brasileira, entretanto, não tem distribuição na região.
A serpente capturada teria vindo de Matipó, na Zona da Mata Mineira, e trata-se de uma jararaca-da-mata (Bothrops jararaca), comum na Mata Atlântica. Uma serpente morfologicamente parecida com ela e que ocorre nos Cerrados é a caiçaca (Bothrops moojeni), a principal responsável por acidentes ofídicos neste bioma e na região do Triângulo Mineiro.
Segundo as informações, a serpente percorreu aproximadamente 800 km dentro de um caminhão até chegar a Uberlândia, onde foi encontrada durante o processo de descarregamento dos móveis.
Sem a correta identificação, o animal poderia ser solto na região, desencadeando problemas ambientais por não ser nativo. Porém, a equipe agiu corretamente ao realizar a identificação do animal antes da soltura e evitou essa situação.
De acordo com informações recebidas, a serpente foi entregue Ibama em Uberlândia.