Nesta quarta-feira, dia 21, foi desencadeada a Operação “Celular Zero – Fase 2” em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A ação é resultado de investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e conta com a participação conjunta e imprescindível da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal do Estado de Minas Gerais.
O objetivo é apurar e reprimir crimes relacionados ao tráfico de drogas e à entrada de aparelhos celulares em unidades prisionais da cidade, destinados a membros de organizações criminosas, envolvendo inclusive um policial penal.
A operação cumpre, nesta etapa, sete mandados de busca e apreensão, todos na cidade de Uberlândia. A ação conjunta envolve cinco promotores de justiça, dois delegados de polícia, doze policiais civis, trinta policiais militares e quatro policiais penais, além de estagiários e servidores do Ministério Público de Minas Gerais.
Como resultado parcial das buscas realizadas durante a operação, foram encontrados e apreendidos aparelhos celulares, computadores pertencentes aos investigados, cartas e anotações, além de aparelhos celulares localizados dentro das unidades prisionais. Também foram confiscados dinheiro, armas e munições ilegais.