Um Projeto de Lei deu entrada na Câmara Municipal de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, nesta terça-feira, dia 5, visando instituir na cidade o Dia da Arara. Trata-se de um trabalho realizado pelo vereador Sinivaldo Paiva, conhecido como Boró.
Conforme o projeto, a intenção do vereador é que o dia 14 de setembro passe a ser celebrado como o Dia da Arara. Contudo, no documento, o parlamentar não detalha se o projeto se refere às Araras-Canindés, comumente presentes em Ituiutaba, principalmente na Praça da Prefeitura, ou ao móvel utilizado em lojas de vestuário para acomodar as peças.
O projeto ainda não foi apreciado pelos vereadores, mas sua simples entrada na pauta da Casa de Leis causou repercussão. Muitos internautas estão classificando o trabalho do vereador como desnecessário, afirmando que diversas outras pautas de interesse público merecem prioridade. Por outro lado, há quem defenda a ideia, levando em consideração a beleza dos animais, de coloração vibrante, e sua presença no município.
O Regionalzão realizou uma rápida pesquisa sobre o tema e verificou que a ideia do vereador de Ituiutaba se assemelha a um projeto já aprovado na cidade de Rio Verde, em Goiás, onde coincidentemente, o dia 14 de setembro é dedicado às araras.
Na cidade goiana, o Projeto de Lei do Dia das Araras foi aprovado na Câmara Municipal para ser comemorado anualmente no dia 14 de setembro, passando a integrar o calendário oficial do Município. O projeto é de autoria do vereador José Henrique e passou a ser válido em 20 de agosto de 2018.
A justificativa do projeto em Goiás fala sobre o quanto as araras chamam a atenção por sua exuberância, vocalização estridente e alta capacidade cerebral. Em 2023, o Dia das Araras de Rio Verde foi comemorado com um desfile pela Avenida Presidente Vargas, contando com a participação de alunos das escolas municipais.
O vereador ituiutabano também pode ter se sensibilizado com a questão das araras após a forte tempestade registrada na região do Triângulo Mineiro na última quinta-feira, dia 31, quando os fortes ventos derrubaram árvores e, consequentemente, ninhos com filhotes da espécie caíram ao solo. Em Ituiutaba, pelo menos duas ocorrências de resgate de pequenas araras foram registradas após o fenômeno.
Enquanto isso o lote público onde poderia ser um local de lazer no bairro Santa Edwirges está esquecido. Lixo tomando conta, mato, terra e vergonha para nos moradores. Eu vejo que a prefeitura esta realizando varias reformas nas praças, isso e bom de mais. Mas vamos ver se a Prefeitura vai organizar os bairros tambem.