Se você emitiu o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pode ter notado a presença de uma tabela com subdivisões das categorias de direção, como A1, B1, C1 e CE. Mas para explicar o que essas subdivisões significam, o Regionalzão procurou a Auto Escola Ana Paula, localizada em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.
De acordo com a diretora da Auto Escola Ana Paula, Flaviane Caetano, as subdivisões correspondem às categorias internacionais. Elas foram implementadas para facilitar a troca ou conversão da CNH em países signatários do Acordo de Viena, uma convenção internacional que regulamenta as regras para a assinatura de tratados entre países.
“Com essa mudança, os condutores brasileiros podem ter suas habilitações reconhecidas internacionalmente de maneira mais eficiente. Por exemplo, a categoria A no Brasil, que permite a condução de veículo motorizado de duas ou três rodas, equivale à categoria A1 em outros países. Da mesma forma, um condutor da categoria CE está autorizado a conduzir veículos abrangidos pelas categorias C e E”, explicou Flaviane.
Categorias de CNH
As categorias de CNH válidas no Brasil, conforme o Artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), são:
Categoria A – Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
Categoria B – Condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda 3,5 mil kg e cuja lotação não exceda oito lugares, excluído o do motorista.
Categoria C – Condutor de veículo abrangido pela categoria B e de veículo motorizado utilizado no transporte de carga cujo peso bruto total exceda 3,5 mil kg (Redação dada pela Lei nº 14.440, de 2022).
Categoria D – Condutor de veículo abrangido pelas categorias B e C e de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros cuja lotação exceda oito lugares, excluído o do motorista (Redação dada pela Lei nº 14.440, de 2022).
Categoria E – Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada possua 6 mil kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda oito lugares (Redação dada pela Lei nº 12.452, de 2011).
A nova CNH foi definida em dezembro de 2021 pela resolução n° 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e começou a ser emitida em 2022. A atualização do documento inclui essas subdivisões para garantir que os motoristas brasileiros possam circular internacionalmente com mais facilidade e de acordo com as normas internacionais.
A Auto Escola Ana Paula fica situada na Rua 24, esquina com Avenida 19, em Ituiutaba. O WhatsApp é (34) 9973-6646.