A menos de dois meses das eleições municipais, a corrida pela Prefeitura de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro, está empatada entre três pré-candidatos, conforme pesquisa DATATEMPO divulgada pelo site O Tempo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 31 de julho, testando o desempenho de quatro pré-candidatos em uma lista estimulada. Paulo Sérgio (PP), vice-prefeito de Odelmo Leão, lidera com 27,3% das intenções de voto, empatado tecnicamente com a deputada federal Dandara (PT), que tem 26,3%, e com o deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB), que conta com 22%.
Nesse cenário, o fundador do PSTU em Uberlândia, Gilberto Adeniê Cunha, aparece com apenas 1,3% das intenções de voto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda conforme a publicação do site O Tempo, apenas 36,3% dos entrevistados garantem que a intenção de voto não mudará até o dia da eleição e que, no recorte espontâneo, 47,8% dos eleitores não souberam ou não responderam em quem pretendem votar. Portanto, o cenário está indefinido.
A pesquisa DATATEMPO foi contratada pela Sempre Editora e realizada entre 26 e 31 de julho de 2024, com 600 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no TRE-MG sob o número 01105/2024.
No levantamento espontâneo, Paulo Sérgio, Dandara e Leonídio Bouças também estão tecnicamente empatados. Paulo Sérgio recebe 11,3% dos votos, enquanto Dandara tem 8,2%. O nome do atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), apoiador de Paulo Sérgio, aparece com 8,2%, numericamente à frente de Leonídio Bouças, que tem 5,2% da preferência.
Em relação à rejeição, Dandara lidera o ranking, sendo citada por 36,3% dos entrevistados. Paulo Sérgio é o segundo mais rejeitado, com 13,8%, seguido por Cunha, com 12,8%. Leonídio Bouças é rejeitado por 11% dos eleitores.
A gestão de Odelmo Leão é aprovada por 69,3% dos eleitores, segundo a pesquisa. Entre os que avaliam positivamente o governo, 29% citam as obras de infraestrutura como principal motivo de satisfação, e 24,9% elogiam a condução da administração municipal. Em contrapartida, 20,8% dos eleitores desaprovam a prefeitura, apontando a administração (24,7%) e a saúde (24%) como principais motivos para a avaliação negativa.