A população de Uberlândia e região vem sofrendo, há semanas, com o clima extremamente seco, que fica ainda pior com as fumaças causadas pelos incêndios na região e as altas temperaturas. A previsão é que, nos próximos dias, uma onda de calor aumente ainda mas a temperatura na região.
A umidade do ar frequentemente está próxima de 10%, o que se assemelha a climas áridos de desertos. Com isso, a população deposita suas esperanças na chegada do período de chuvas para amenizar a situação. Mas o que diz a previsão do tempo?
Segundo o Climatempo, empresa brasileira especializada em meteorologia, não há previsão de chuvas para Uberlândia até o início da terceira semana de setembro. Portanto, a expectativa é que a estiagem continue por pelo menos 15 dias, sendo grande a possibilidade de não haver chuvas durante todo o mês.
Historicamente, o mês de setembro abre a temporada de chuvas na região. No entanto, o clima atípico e a influência de fortes massas de ar quente podem bloquear ainda mais a chegada de chuvas, estendendo o período de seca que já castiga a população.