A Prefeitura de Uberlândia está finalizando, nesta semana, a construção da represa do Camaru, com a realização dos últimos ajustes, incluindo a limpeza da estrutura.
Nos últimos dias, o equipamento passou por vários testes e se mostrou já preparado para atenuar eventuais impactos de águas das chuvas, sobretudo, contingenciando deságue no córrego Lagoinha e evitando os alagamentos na avenida Rondon Pacheco e outros danos estruturais na cidade.
O novo reservatório fica no bairro Pampulha, na extensão do córrego Lagoinha, e conta com uma área total de 18 mil metros quadrados (m²).
Com capacidade de até 53 milhões de litros de água, a represa tem, aproximadamente, 5 metros de altura. Também conta com uma galeria ligando a barragem à sequência do córrego, em que foram utilizados mais de 3 mil metros cúbicos (m³) de concreto.
O canal, de 400 m de extensão, servirá para escoar o excesso de água represada.
A construção da represa faz parte de uma das ações da Prefeitura de Uberlândia dentro do programa Buriti Cidade, que promove a recuperação, proteção, preservação e monitoramento dos córregos que cortam a área urbana da cidade.
A execução da obra é acompanhada pela Secretaria Municipal de Obras e a execução está sob responsabilidade do Consórcio CP – Córrego Lagoinha, vencedor do processo licitatório, composto pelas empresas licitadas Construtora Corte Ltda. e Poros Construtora.