A Ecovias do Cerrado teve sua segunda balança de pesagem em movimento homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nesta quinta-feira (17).
Esse equipamento de pesagem dinâmica, instalado no km 12 da BR-364, em São Simão-GO, é o primeiro do tipo no Brasil a operar oficialmente em Goiás. Com a tecnologia High Speed Weight in Motion (HS-WIM), a balança tem a capacidade de pesar veículos em alta velocidade e em ambos os sentidos da via.
A homologação foi concluída após rigorosos testes, realizados na quarta e quinta-feira, para validar a precisão da balança, o processamento dos dados e a confiabilidade das informações. A balança automatizada pesa caminhões e ônibus por meio de sensores instalados no asfalto e câmeras inteligentes que captam dados em tempo real.
“Verificamos se a balança calcula corretamente o peso bruto total dos veículos e dos eixos isolados. O Inmetro confirmou a conformidade com o Regulamento Técnico Metrológico (RTM), e o equipamento recebeu a marca de verificação inicial e a selagem. Em seguida, emitimos o certificado de verificação, válido por um ano”, explicou Paulo Pelágio, Coordenador Técnico do Inmetro.
Com a homologação, a balança de São Simão começará a operar de forma educativa e experimental. Segundo Bruno Araújo Silva, Gerente de Operações da Ecovias do Cerrado, o objetivo inicial é monitorar o excesso de carga na BR-364 e reunir dados para avaliar a efetividade da tecnologia HS-WIM em relação aos métodos tradicionais de fiscalização, que utilizam postos físicos e balanças de baixa velocidade.
“A balança em São Simão é a primeira do país em uma pista simples, pesando veículos nos dois sentidos. Essa inovação tecnológica promete revolucionar a fiscalização em rodovias de menor fluxo, com operação 24 horas, todos os dias do ano, sem estruturas operacionais complexas e sem atrasos para os usuários”, afirma Silva.
Além do equipamento no km 12 da BR-364, a Ecovias do Cerrado já opera, desde agosto, uma balança HS-WIM no km 640 da BR-365, em Uberlândia-MG. Outros equipamentos foram instalados no km 110 da BR-364, em Cachoeira Alta-GO, e no km 649 da BR-365, em Uberlândia-MG, e estão atualmente em processo de calibração.