Passageiros enfrentaram longas horas de espera e até a necessidade de dormir no chão dos aeroportos de São Paulo, após fortes chuvas atingirem a região e causarem o cancelamento de mais de 50 voos desde o último domingo (10).
Os problemas afetaram diretamente os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, onde pousos e decolagens foram prejudicados devido às condições climáticas, e a situação gerou transtornos também para passageiros vindos de outras regiões do país, incluindo Uberlândia.
Com o mau tempo, a visibilidade reduzida e o acúmulo de água nas pistas, voos com destino ou partida de São Paulo foram cancelados, pegando de surpresa quem precisava viajar.
Passageiros relataram ter passado a noite no chão dos terminais, já que as acomodações alternativas oferecidas pelas companhias aéreas não foram suficientes.
O movimento nos saguões ficou acima da capacidade devido ao alto volume de cancelamentos e à escassez de informações sobre as remarcações.
A concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, e a Infraero, responsável por Congonhas, recomendaram que os passageiros acompanhem as atualizações de suas companhias aéreas antes de se deslocarem até o aeroporto.
Ambas afirmaram que estão trabalhando para normalizar as operações, mas os transtornos ainda devem continuar, sobretudo para passageiros que precisam viajar para cidades no interior de Minas Gerais, como Uberlândia, e outras regiões do país.
De acordo com a legislação brasileira, passageiros afetados por cancelamentos devem ter direito a alimentação, transporte e acomodação.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acompanha a situação e cobrou medidas das companhias aéreas para minimizar o impacto aos clientes.