Sônia Jorge, discente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba, foi empossada como Membro Correspondente da Academia Angolana de Letras.
A cerimônia aconteceu no dia 7 de novembro, durante uma conferência que também contou com uma palestra de Sônia, moderada por Lopito Feijó.
Pesquisa
Sônia Jorge é orientada pelo Professor Doutor Danilo Seithi Kato e coorientada pelo Professor Doutor Alberto Lopo Montalvão Neto. Ela desenvolve sua pesquisa de doutorado intitulada Mulheres Congadeiras: Contribuições (Inter)Culturais para uma Educação Antirracista.
A pesquisa ocorre no Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade na Educação em Ciências, com foco no diálogo entre o Brasil e países africanos.
Objetivos
A pesquisa busca entender as contribuições das mulheres congadeiras, com ênfase em temas como interculturalidade e educação antirracista.
Esses temas são essenciais para promover o debate sobre a igualdade racial e as trocas culturais entre o Brasil e África.
Relações Acadêmicas
Sônia Jorge contribuirá para estreitar os laços entre a UFTM e as instituições acadêmicas de Angola e outros países africanos.
Além disso, ela ajudará a fortalecer a colaboração acadêmica e a troca de conhecimentos entre as duas regiões.