O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia recebeu reconhecimento nacional pelo Programa Municipal de Coleta Seletiva.
A autarquia conquistou o terceiro lugar na 10ª edição da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que premia boas práticas em sustentabilidade. A premiação aconteceu nesta quinta-feira (28), em Brasília, durante o encerramento do 13º Fórum A3P.
Impacto do programa
Desde 2017, o Programa de Coleta Seletiva já evitou o descarte de mais de 32 mil toneladas de resíduos recicláveis no aterro sanitário. O material coletado é destinado a seis associações e cooperativas parceiras, que realizam a venda para indústrias de reciclagem, promovendo inclusão social e geração de renda.
Além da coleta, o programa também investe em conscientização ambiental. Até julho de 2024, mais de 120 mil pessoas participaram de ações como treinamentos, palestras, visitas técnicas e campanhas porta a porta.
Reconhecimento na gestão de resíduos
O Dmae foi premiado na categoria “Gestão adequada dos resíduos gerados”, competindo com 128 iniciativas inscritas em todo o Brasil. A comissão julgadora, composta por especialistas do Ministério do Meio Ambiente, da Universidade de Brasília (UnB) e de outras instituições, destacou o impacto e a abrangência das ações do programa.
“Estamos muito felizes com esse resultado. Dentre as 54 propostas submetidas nesta categoria, ficarmos no Top 3 é um reconhecimento ao trabalho que realizamos para promover a sustentabilidade e envolver a comunidade na causa ambiental”, afirmou Arthur Rosa Públio, coordenador do Núcleo de Resíduos Sólidos do Dmae.
Benefícios ambientais expressivos
Os resultados do programa têm contribuído significativamente para a preservação ambiental. Entre os benefícios contabilizados, destacam-se:
• Economia de recursos naturais, equivalente ao que seria gerado por 280 mil árvores e 38,7 mil litros de petróleo.
• Reciclagem de vidro que evitou o uso de 9,2 mil toneladas de areia.
• Reciclagem de sucata que poupou 2,1 mil toneladas de minério de ferro.
• Economia de 1,1 milhão de litros de água e a redução de 20,5 mil toneladas de emissões de CO2.
Sobre a A3P
A Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa federal que incentiva instituições públicas a adotarem práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis.
Em sua 10ª edição, o evento reafirma a importância da gestão ambiental na administração pública como um exemplo para toda a sociedade.
A conquista do Dmae evidencia o compromisso de Uberlândia com a sustentabilidade e serve como modelo para outras cidades que buscam aliar desenvolvimento com respeito ao meio ambiente.