A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para fevereiro permanecerá verde, sem custos adicionais na conta de luz dos consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Esta será a terceira vez consecutiva que a tarifa não sofrerá acréscimos.
A definição da bandeira tarifária leva em conta os custos de geração de energia, avaliados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Durante o período chuvoso, entre novembro e janeiro, os reservatórios das hidrelétricas atingem níveis mais altos, reduzindo a necessidade do uso de usinas termelétricas, que possuem custo maior e utilizam combustíveis fósseis.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar ao consumidor as variações nos custos da produção de energia elétrica. Com o modelo, é possível antecipar a necessidade de economia de energia, dependendo da condição do setor elétrico no país.