O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL-MG) protocolou uma denúncia formal ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), alegando a presença de viés ideológico em materiais didáticos utilizados em escolas estaduais, com foco no Colégio Tiradentes, instituição administrada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Segundo o parlamentar, os livros apresentam distorções históricas, exaltam governos de esquerda e criminalizam lideranças conservadoras, comprometendo a imparcialidade e a pluralidade no ensino público.
Denúncia aponta viés ideológico
A ação do deputado foi embasada em imagens de livros e documentos da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEEMG).
Segundo ele, o material estaria sendo usado para doutrinação política em vez de ensino técnico e neutro.
Caporezzo enviou ofícios à Secretária de Educação, Julia Sant’Anna, e ao Comandante-Geral da PMMG, Coronel Rodrigo Rodrigues.
Ele cobra explicações sobre a adoção desse material e exigindo medidas para garantir a neutralidade ideológica nas escolas estaduais.
Deputado aciona Congresso e MEC
Além da denúncia estadual, Caporezzo pediu a intervenção do Deputado Federal Junio Amaral (PL-MG), que levará o caso ao Ministério da Educação (MEC) e à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Entre as medidas propostas pelo parlamentar estão:
Criação de um protocolo nacional para impedir a doutrinação ideológica nas escolas públicas
Auditoria na compra de livros didáticos com recursos públicos
Canal de denúncias para que pais, alunos e professores possam relatar casos de viés político no ensino
Em pronunciamento, Caporezzo afirmou:
“Não vou permitir que transformem as nossas escolas em um puxadinho do PT!”
Sou policial militar, edtudei no Colégio Tiradentes, de Bom Despacho/MG, Anexo 7° BPM.
Não tenho filhos, netos ou parehtes próximos estudando nesta conceituada escola pública militar.
Estou pasmo, quando tomei conhecimento, através de companheiros, do material didático com cunho politico/partidário/ideológico, inserido nas apostilas dos alunos do 9° ano.
É uum acinte aos principios pedagogicos sugerir aos pré-adolescentes doutrinações ideológicas fora do contexto dudático/pedagógico.