As eleições municipais de 2024 passaram, e agora os holofotes da política se voltam para 2026. Para o eleitor, pode parecer distante, mas as movimentações nos bastidores já começaram. Nomes da direita e esquerda já buscam espaço entre os “padrinhos políticos”no estado.
Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que sua vontade é que o senador Rodrigo Pacheco seja o próximo governador de Minas Gerais. Do outro lado, o atual chefe do executivo mineiro, Romeu Zema, nunca escondeu que apoiará o seu atual vice, Matheus Simões.
Porém, há outros nomes de olho na disputa e que não contam com “padrinhos” tão fortes. O Regionalzão listou os possíveis candidatos que já são ventilados ao cargo.
Matheus Simões – Vice-governador
De todos os possíveis candidatos, Simões é o que adota o tom mais evidente de pré-campanha. Em recente entrevista ao jornal O Tempo, de Belo Horizonte, o vice-governador disse que está pronto para representar a centro-direita em 2026. Conforme adiantado pelo Regionalzão, Simões já deverá assumir o cargo de governador em janeiro de 2026, quando Zema possivelmente se afastará.
Rodrigo Pacheco – Senador
O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não adota abertamente o tom de campanha. Porém, o presidente Lula fez questão de ventilar seu nome e garantir apoio a uma possível candidatura ao governo do estado. Reconhecidamente um articulador hábil, Pacheco é visto como uma alternativa à falta de nomes da centro-esquerda em Minas Gerais.
Alexandre Silveira – Ministro de Minas e Energia
O ex-candidato ao Senado, derrotado em 2022, já declarou abertamente que apoia uma possível candidatura de Rodrigo Pacheco – seu colega de partido. Nos bastidores, Silveira já externou seu desejo de concorrer novamente ao Senado, já que em 2026 serão dois candidatos eleitos. Porém, ele é visto como um ‘plano B’, caso Rodrigo Pacheco não embarque na disputa pelo governo do estado.
Cleitinho – Senador
O barulhento senador Cleitinho já admitiu seu interesse em concorrer ao governo do estado. Inclusive, tentou cavar uma parceria com o deputado federal Nikolas Ferreira. Dentro do Republicanos, o senador é visto como uma boa opção. Porém, Alexandre Kalil, ex-prefeito de BH, está sem partido e há rumores de que o mesmo negocia com os Republicanos para ser o nome da legenda para 2026.
Alexandre Kalil – ex-prefeito de Belo Horizonte
Derrotado por Zema em 2022 na disputa pelo estado, Kalil tenta se manter vivo na política e negocia seu nome para a disputa. Segundo fontes do Regionalzão, o ex-presidente do Atlético-MG tem conversas adiantadas com o Republicanos para disputar o governo. No entanto, nenhum dos lados admite qualquer decisão até o momento.
Nikolas Ferreira – Deputado Federal
O deputado conservador Nikolas Ferreira já admitiu que pretende disputar o governo de Minas em 2026. No entanto, também já falou sobre sua vontade em ser senador, visto que em 2026 serão dois eleitos, o que tornaria a tarefa mais fácil. Para isso, Nikolas aposta na aprovação da PEC que reduziria a idade mínima para senador de 35 para 30 anos.
Políticos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Apesar do atual governador Romeu Zema ser de Araxá, a região não deve continuar com o cargo máximo do executivo estadual. No entanto, há 2 nomes que são ventilados como possíveis candidatos a vice-governador.
O ex-prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, conta com grande apoio na cidade, que é o segundo maior colégio eleitoral do estado. Esposo de Ana Paula Leão, deputada federal, Odelmo teve seu nome ventilado também como possível candidato à Assembleia Legislativa e ao Senado, mas também pode surgir como o vice de uma chapa de Centro-Direita.
Outro nome forte da região é o atual prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, do Partido Novo. Recentemente, Falcão oficializou sua candidatura à presidência da AMM – Associação Mineira de Municípios. Nos bastidores, o ato foi visto como forma de fortalecer seu nome no cenário estadual. Além disso, é do mesmo partido do governador Romeu Zema e do vice Matheus Simões, o que pode facilitar uma possível composição na chapa-pura do Novo.