O ex-vice-governador de Minas Gerais Antônio Andrade (MDB) faleceu nesta quarta-feira (5), aos 71 anos. A assessoria do MDB confirmou a informação, mas não divulgou a causa da morte. A Câmara Municipal de Vazante, no interior de Minas Gerais, sediará o velório.
Trajetória política de Antônio Andrade
Antônio Andrade iniciou sua carreira política na década de 1980 e foi eleito prefeito de Vazante em 1989. Posteriormente, conquistou três mandatos consecutivos como deputado estadual, entre 1995 e 2007. Em 2006, assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, sendo reeleito em 2010.
Em 2013, licenciou-se do mandato de deputado federal para ocupar o cargo de Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no governo Dilma Rousseff (PT). No ano seguinte, renunciou à pasta para disputar a eleição de 2014 como vice na chapa do então candidato Fernando Pimentel (PT), sendo eleito vice-governador de Minas Gerais, cargo que exerceu até 2018.
Lideranças políticas lamentam a morte
O deputado federal Newton Cardoso Júnior, presidente estadual do MDB, lamentou a morte e destacou sua contribuição para o desenvolvimento do agronegócio e sua importância na política mineira.