Cinquenta casais de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, oficializaram sua união em uma emocionante cerimônia de conversão de união estável em casamento civil. O evento histórico ocorreu em outubro, na sede social da 44ª Subseção da OAB/MG. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Ituiutaba) organizou a iniciativa em parceria com entidades locais, garantindo direitos e realizando sonhos.
Muitas histórias de vida foram celebradas. O casal Edmar Costa Vale e Dulce Almeida Mendes, por exemplo, formalizou o relacionamento após 41 anos juntos. “Nós nos conhecemos em uma terça-feira, conversamos na quarta e, no sábado, decidimos morar juntos. E estamos juntos até hoje!“, revelou Dulce, emocionada com o matrimônio.
O juiz coordenador do Cejusc de Ituiutaba, André Luiz Riginel da Silva Oliveira, enfatizou a importância social do evento. Segundo o magistrado, “o Cejusc atua justamente para levar cidadania à população mais carente e à população mais necessitada.”
Ele lembrou que converter a união estável em casamento civil é garantir um direito básico. O juiz agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização. “Só conseguimos realizar este evento porque tivemos apoio de toda a sociedade e de várias instituições de Ituiutaba. É um momento importante, com grande impacto social“, afirmou.

Sonhos realizados com apoio voluntário
O esforço conjunto da sociedade garantiu uma festa completa aos noivos. Além da cerimônia, os casais receberam gratuitamente serviços essenciais. Maquiagem, cabelo e fotografia foram ofertados de forma voluntária. Uma recepção para 350 pessoas também fez parte da celebração.
O agente de saúde Luciomar Azevedo Dantas de Goes celebrou a oportunidade. “É um momento de muita alegria e felicidade. Nós sempre esperamos por isso e, com essa oportunidade, pudemos nos casar e realizar nosso sonho“, disse.
Sua esposa, a técnica de enfermagem Tauany Araujo Cabral, realizou o desejo de casar de branco. “Não tenho palavras para explicar o meu sentimento. Meu coração ficou a mil, mas também muito feliz por ter a participação da minha família no casamento com quem eu amo. Foi muito especial para mim“, enfatizou Tauany.
Autoridades locais prestigiaram o evento. Além do juiz André Luiz Riginel, compuseram a mesa de honra:
- Talvaro Possamai, juiz titular da Vara de Família e Sucessões e coordenador adjunto do Cejusc.
- Mirtes Correia, presidente da 44ª Subseção da OAB de Ituiutaba.
- Silvio Rezende Gouveia, técnico de apoio judicial e responsável pelo Cejusc.
- Outras autoridades e professores universitários da região.
O Cejusc Ituiutaba foi instalado em 2016 e funciona no Fórum Desembargador Newton, de segunda a sexta, das 8h às 18h.


