Prefeitura auxilia cerca de 120 pessoas por mês, focando em cidades a até 100km de distância
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), gasta cerca de R$ 7 mil por mês com a compra de passagens para auxiliar andarilhos a retornarem às suas cidades natais. O valor cobre, em média, 120 passagens mensais para destinos em um raio de até 100km de Uberaba. O secretário Ernani Neri destaca que a ação visa oferecer suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade, que se encontram de passagem pela cidade.
As passagens são destinadas principalmente para cidades como Igarapava, Uberlândia, Araxá e Nova Ponte. No entanto, o serviço é exclusivo para pessoas em situação de vulnerabilidade e de passagem por Uberaba. A iniciativa não contempla cidadãos com interesses particulares. Além do apoio com as passagens, a Seds oferece outras formas de assistência, como o Centro Pop e a Casa de Passagem, que fornecem suporte a pessoas em situação de rua.
A ação da Prefeitura de Uberaba demonstra um compromisso com o apoio social e a busca por soluções humanizadas para lidar com a questão dos andarilhos na região. Ao facilitar o retorno dessas pessoas aos seus locais de origem, a iniciativa busca oferecer um suporte necessário para que reestabeleçam seus vínculos e construam um futuro mais estável.