O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (4) a nova edição do estudo “Nomes no Brasil”, com dados atualizados do Censo Demográfico 2022. Em Uberlândia, o levantamento confirma que Maria e João continuam sendo os nomes mais populares da cidade.
O ranking do IBGE é baseado nas pessoas nascidas entre 2020 e 2022 e mostra a preferência dos uberlandenses por nomes tradicionais. Ao todo, o estudo identificou mais de 140 mil nomes próprios e 200 mil sobrenomes em todo o Brasil.
Maria e João seguem na liderança
Em Uberlândia, o nome Maria aparece em primeiro lugar, com 1.654 registros, o equivalente a 0,23% da população nascida no período. Na sequência estão João (864 registros) e Ana (861 registros).
Entre os meninos, Miguel e Davi ocupam a quarta e quinta posições, enquanto os nomes Helena e Alice aparecem entre as meninas mais registradas. Fecham o top 9 da cidade os nomes Heitor e Arthur.

Tendências nacionais e novas gerações
De acordo com o IBGE, os nomes clássicos como Maria e José continuam dominando o cenário nacional, mas há uma renovação entre os recém-nascidos. Nomes como Helena e Gael estão entre os que mais cresceram na última década, refletindo o comportamento das novas gerações e influências culturais.
O levantamento também aponta que o sobrenome Silva segue como o mais comum no país, presente em 16,76% da população brasileira.
“Agora que temos a real dimensão do interesse da sociedade por dados sobre nomes, quisemos não só atualizar o site com dados do censo mais recente, como acrescentar mais dimensões para se explorar”, destacou Rodrigo Almeida Rego, gerente de Inovação e Desenvolvimento no IBGE.
O site “Nomes no Brasil” permite consultar a frequência de nomes e sobrenomes mais registrados no país, com gráficos e comparações por cidade, estado e década de nascimento.


