A cientista Laysa Peixoto, 22, será a primeira brasileira a participar de uma missão espacial. Natural de Contagem, Minas Gerais, ela anunciou nesta quinta-feira (5) que foi selecionada como astronauta de carreira. Ela integrará o voo inaugural da empresa norte-americana Titans Space, previsto para 2029.
O astronauta veterano da NASA, Bill McArthur, comandará a missão, que marca o início das operações da empresa no setor de voos comerciais tripulados.
“É uma enorme alegria representar o Brasil como astronauta em uma era que mudará para sempre a história da humanidade”, escreveu Peixoto em publicação no Instagram. “É uma honra levar a bandeira do Brasil comigo como a primeira mulher brasileira a cruzar essa fronteira.”
Nova fase de exploração
A mineira representará o país em uma nova fase da exploração espacial. Esta nova fase foca na ocupação de estações espaciais privadas e no desenvolvimento de tecnologias para futuras missões à Lua e a Marte.
Antes da missão, ela seguirá em treinamento com voos suborbitais e missões privadas, em paralelo à formação como piloto. “Ainda não caiu completamente a ficha, mas sinto uma gratidão imensa por toda a trajetória percorrida até aqui. Esse era o sonho mais impossível que eu poderia ter”, afirmou.
Carreira
Peixoto iniciou a carreira acadêmica cursando física na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Lá, ela também atuou no Observatório Astronômico da universidade. Em 2020, foi medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e, no ano seguinte, ganhou bronze na Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica.
Aos 18 anos, descobriu um asteroide durante uma campanha promovida pela NASA em parceria com o programa International Astronomical Search Collaboration. Laysa nomeou provisoriamente o objeto de LPS0003, em referência às iniciais de seu nome completo, Laysa Peixoto Sena.
Em 2023, ingressou na própria NASA, onde passou a liderar uma equipe voltada ao desenvolvimento de tecnologias para a exploração do espaço profundo. Entre seus projetos está a sonda MADSS, que a equipe planeja enviar a Saturno. Outro projeto é o AquaMoon, sistema de extração e purificação de água da subsuperfície lunar.