Profissionais da educação aprovados em concurso pedem apoio do Legislativo para nomeações

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Atendendo a convite do vereador Murilo Ferreira (Rede) presidente da Comissão de Educação, Cultura e Ciência de Uberlândia compareceram à 4ª reunião ordinária do Legislativo do mês de abril, dia 16, as professoras Fernanda Caetano Pereira e Josiane Aparecida Gonçalves para apresentarem as reivindicações dos aprovados em concurso público para que sejam nomeados e efetivados em seus cargos e funções o mais rápido possível.


Segundo o vereador Murilo Ferreira os alunos da educação especial estão em risco e que ao não dar posse aos aprovados o Município também infringe artigos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Disse também que a situação é séria e precisa de acompanhamento do Legislativo junto ao Executivo porque os alunos especiais não podem ficar sem atendimento dos profissionais especializados já aprovados.


A professora Fernanda Caetano Pereira afirmou que a luta deles não é apenas pela nomeação mas também pelo direito das crianças especiais a educação inclusiva; sendo que a lei deve ser cumprida porque os alunos especiais precisam de atendimento mesmo que de forma remota. Fernanda Pereira disse que até o momento nenhum professor foi efetivado e não há professores para atender alunos deficientes e isso está levando a professores do 1º ao 5º ano da educação fundamental terem duplicadas suas atividades e claros desvios de função, o que contraria o Estatuto Municipal do Servidor Público.


A professora Josiane Aparecida Gonçalves ocupou a tribuna representando os profissionais de apoio educacional aprovados em concurso e que aguardam a nomeação e posse desde 2019. Sem a nomeação, disse Josiane Gonçalves, as crianças estão sem a assistência adequada dos profissionais de apoio bem como prejudica a atuação dos professores que estão trabalhando dobrado principalmente em tempo de pandemia. Josiane afirmou que esperam do Legislativo apoio às demandas apresentadas por elas e que aguardam a convocação e posse o mais breve possível.