Uberaba, no Triângulo Mineiro, mantém viva sua vocação espiritual. Conhecida mundialmente como a terra de Chico Xavier, a cidade apresenta um dos maiores percentuais de seguidores do espiritismo em todo o Brasil. De acordo com dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE, 14,58% da população uberabense se declara espírita, um número expressivamente acima da média nacional, que é de apenas 1,8%.
O dado chama atenção quando comparado com a realidade de outras cidades brasileiras, onde os percentuais de adeptos da doutrina codificada por Allan Kardec costumam ser muito mais baixos. A expressiva presença do espiritismo em Uberaba é reflexo direto da influência e legado de Chico Xavier, médium que viveu por décadas na cidade e atraiu milhares de pessoas em busca de consolo espiritual e mensagens do além.
Além dos espíritas, a maioria da população de Uberaba se declara católica apostólica romana (52,21%), seguida por evangélicos (17,01%). A cidade ainda abriga outros grupos religiosos e 8,18% dos moradores afirmaram não ter religião.
A forte tradição espírita segue como marca cultural, social e até turística de Uberaba, que continua atraindo visitantes de todo o país interessados em conhecer os centros espíritas e instituições assistenciais ligadas à doutrina.