Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão - O maior portal do interior de MinasRegionalzão - O maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Início / Notícias / Acontece / Uberlândia se despede de Dr. Paulo Salomão, criador das UAIs e referência na saúde pública de Minas
Acontece

Uberlândia se despede de Dr. Paulo Salomão, criador das UAIs e referência na saúde pública de Minas

A principal marca de sua gestão foi a criação das UAIs, inauguradas a partir de 1994 com a unidade Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa, no bairro Luizote de Freitas.

Tainá Camila
Por
Tainá Camila
Publicado 15 de maio de 2025, 14:07
Compartilhar
Informações sobre o velório e as homenagens serão divulgadas pela família nos próximos momentos.

Faleceu na manhã desta quinta-feira (15), aos 76 anos, o médico Dr. Paulo Roberto Salomão, figura central na transformação da saúde pública em Uberlândia e idealizador das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), modelo hoje reconhecido nacionalmente. O óbito ocorreu por volta das 11h30.

Com formação em Medicina e especializações em cirurgia geral e gastroenterologia, Dr. Salomão exerceu papel decisivo como secretário municipal de Saúde entre 1990 e 2000, período em que implementou o Plano Diretor de Saúde (PDS) e liderou uma profunda reformulação no atendimento público. Seu trabalho foi responsável por descentralizar os atendimentos de urgência e emergência, antes concentrados no Hospital de Clínicas da UFU.

A principal marca de sua gestão foi a criação das UAIs, inauguradas a partir de 1994 com a unidade Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa, no bairro Luizote de Freitas. As estruturas, planejadas por ele, ofereciam atendimento 24 horas com diversas especialidades e exames, levando atendimento humanizado e eficiente à população. A sigla “UAI”, concebida pelo próprio Dr. Paulo, se tornaria símbolo de um modelo de saúde inovador e próximo da comunidade.

Além da atuação no setor público, Dr. Salomão também teve importante contribuição na área hospitalar privada. Foi diretor do antigo Hospital Santa Catarina, atual anexo do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, onde ajudou a reestruturar os serviços e ampliar o atendimento.

Mesmo após deixar a gestão pública, seguiu atendendo em consultório, sempre com a mesma ética, dedicação e compromisso com o cuidado ao próximo.

O falecimento de Dr. Paulo Salomão representa uma grande perda para Uberlândia e para toda a medicina mineira. Seu legado permanece vivo nas políticas públicas que idealizou, nos profissionais que formou e, principalmente, na vida dos milhares de cidadãos que se beneficiaram de sua visão e empenho.

Informações sobre o velório e as homenagens serão divulgadas pela família nos próximos momentos.

Com informações de Ademir Reis

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Millennials representam mais de 40% do volume de apostas online

Adelino Júnior
Adelino Júnior
20 de abril de 2026, 12:31

Conheça as finalistas da ação que vai premiar com ‘Fachada Viva’; votação está aberta

Carlos Cravinhos
Carlos Cravinhos
17 de abril de 2026, 16:26

ACACAP recebe prêmio internacional de inovação durante a EXPO BH 2026

Carlos Cravinhos
Carlos Cravinhos
16 de abril de 2026, 11:04
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?