Motoristas que trafegam pela BR-050, no trecho entre Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, estão apreensivos com o crescente número de ciclistas utilizando a rodovia para treinos e passeios. Imagens gravadas nos últimos dias mostram dezenas de ciclistas pedalando diretamente sobre uma das faixas da pista. Isso tem gerado grande preocupação e alerta entre os condutores.
O trecho da BR-050 é conhecido pelo tráfego pesado de carros, ônibus e caminhões, com alta velocidade média. Para quem dirige, a presença de ciclistas na pista representa um risco constante de acidentes graves.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bicicletas devem circular apenas pelo acostamento das rodovias. Mesmo assim, é obrigatório o uso de equipamentos de segurança e o respeito à sinalização. O problema, segundo os próprios ciclistas, é que em alguns trechos da BR-050 o acostamento é estreito ou até inexistente. Essa situação os obriga a ocupar parte da pista de rolamento.
A situação tem gerado reclamações por parte dos motoristas e acendido um alerta sobre a urgência de medidas para evitar acidentes. Especialistas em trânsito e mobilidade defendem que haja sinalização adequada. Além disso, campanhas de conscientização são necessárias. Principalmente, a melhoria da infraestrutura viária é fundamental, com acostamentos seguros e espaços destinados à prática do ciclismo.
Bando de Nutelas irresponsáveis.
Querem aparecer o que nunca serão
Verdadeiros ciclistas jamais fariam isso.