O governador Romeu Zema se reuniu, nesta segunda-feira (7), com representantes da Aena, maior gestora de aeroportos do mundo em número de passageiros.
O encontro aconteceu no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e teve como foco o andamento dos investimentos previstos pela empresa nos aeroportos mineiros de Montes Claros, Uberaba e Uberlândia.
Acompanhado da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, e do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, Zema destacou a importância das obras de modernização e ampliação da infraestrutura aeroportuária para o desenvolvimento regional.
“Essas obras serão concluídas ainda em 2026. Teremos três aeroportos com novos equipamentos, mais conforto e segurança. No que depender do Governo de Minas, estaremos agilizando ao máximo para que as obras não sofram atrasos”, afirmou.
A Aena assumiu, em 2022, a gestão dos aeroportos Mário Ribeiro (Montes Claros), Mário de Almeida Franco (Uberaba) e Tenente Coronel Aviador César Bombonato (Uberlândia), após vencer o processo de concessão.
Desde então, a empresa se comprometeu a investir mais de R$ 600 milhões até 2026, com foco em melhorias como reestruturação dos terminais de passageiros, ampliação de pistas e pátios, além de aprimoramentos em segurança e eficiência operacional.
Durante a reunião, o plano de investimentos foi detalhado pelos diretores da Aena Brasil.
Em Uberlândia, um novo acesso ao terminal será implantado; em Uberaba, a área destinada aos passageiros será mais que dobrada; já em Montes Claros, o terminal triplicará de tamanho e contará com um novo pátio de aeronaves. As obras devem ser iniciadas nas próximas semanas.
A empresa, com sede na Espanha, administra mais de 40 aeroportos naquele país, incluindo os de Madri e Barcelona, e atua em diversos mercados internacionais.
No Brasil, começou suas operações em 2019 com a concessão de seis aeroportos no Nordeste. Em 2022, expandiu sua atuação ao vencer a 7ª rodada de concessões da ANAC, passando a operar 11 aeroportos em estados como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Invest Minas, vem atuando como parceiro estratégico para viabilizar os investimentos.
A agência tem apoiado a Aena em articulações com as prefeituras locais, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Meio Ambiente e outras instituições estaduais.
Ainda em São Paulo, antes do encontro com a Aena, o governador Romeu Zema se reuniu com o ex-presidente Michel Temer.
Na conversa, trataram de possíveis medidas que podem ser adaptadas para a realidade mineira. Temer foi homenageado em 2023 pelo Governo de Minas com o Grande Colar da Medalha da Inconfidência.