A abertura da ExpoZebu 2025, marcada para o dia 26 de abril, não deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Gabriel Garcia Cid, confirmou a ausência do petista em entrevista à Rádio JM, de Uberaba. Segundo Cid, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), representará o governo federal.
Convite ao presidente Lula
“Fizemos o convite pessoalmente ao então presidente em exercício, Geraldo Alckmin, para que estivesse presente. Precisamos ter a habilidade de compreender que a ABCZ é uma entidade autorizada pelo Ministério da Agricultura para realizar o registro das raças zebuínas. Mantemos uma boa relação técnica com o ministério. O ministro Carlos Fávaro deve representar o governo federal na abertura da ExpoZebu”, afirmou Cid.
Vitrine do Agro
A feira agropecuária é uma das principais vitrines do agronegócio brasileiro e, tradicionalmente, atrai figuras políticas de diferentes espectros. A ausência de Lula, cuja gestão enfrenta resistências no setor, reforça o distanciamento entre o governo petista e parte expressiva do agro.
Além de Fávaro, a cerimônia de abertura deve contar com a presença de governadores e outras autoridades. Já confirmaram presença o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o do Paraná, Ratinho Junior (PSD). A senadora e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP-MS) também é esperada, assim como parlamentares da bancada ruralista.
“A ABCZ tem a força de ser a voz do pecuarista e atrair importantes lideranças. Nosso governador, Romeu Zema, estará presente, como sempre. Também já confirmaram presença Ronaldo Caiado, uma liderança do agro, e Ratinho Junior”, disse Cid.
Em discurso com tom institucional, o presidente da ABCZ destacou a longevidade da entidade e sua atuação suprapartidária. “A ABCZ está aqui há 106 anos. Governos vêm e vão, e a ABCZ permanece. Meu avô costumava dizer que todos nós somos transitórios, mas o Brasil é permanente. Nossa postura, independentemente do governo, é defender os interesses do pecuarista, seja de direita ou de esquerda. Nossa bandeira é o agro”, afirmou.
A ExpoZebu ocorre entre os dias 26 de abril e 4 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. O evento deve reunir mais de 2.800 animais inscritos, além de programação com shows, feira gastronômica e atividades técnicas voltadas à cadeia produtiva da pecuária.