Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão – Maior portal do interior de MinasRegionalzão – Maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Regionalzão – Maior portal do interior de Minas > Notícias > Agro > Nova batata da Embrapa chega ao Triângulo Mineiro para indústria de chips
Agro

Nova batata da Embrapa chega ao Triângulo Mineiro para indústria de chips

Cultivar BRS F21, apelidada de Braschips, promete revolucionar a produção de batata-chips e palha com alto rendimento industrial e fritura superior.

Lorena Marques
Por
Lorena Marques
Publicado 15 de dezembro de 2025, 9:34
Compartilhar

A Embrapa lança nova batata BRS F21, desenvolvida especialmente para atender as demandas da indústria de alimentos, focada na fabricação de chips e batata-palha. O material é resultado de mais de uma década de estudos e testes, combinando desempenho agronômico elevado e qualidade para processamento. A novidade é relevante, especialmente para o Triângulo Mineiro, maior polo de fornecimento para o setor no Brasil.

ANÚNCIO

Conhecida no setor pelo apelido de Braschips, a nova batata se destaca pelo alto rendimento industrial e pela qualidade superior do produto final. A BRS F21 possui elevados níveis de matéria seca e, crucialmente, baixo teor de açúcares redutores. Esta combinação garante uma fritura mais eficiente e com menor absorção de óleo, resultando em um produto final de melhor qualidade.

Foto: Divulgação/Embrapa/Paulo Lanzetta

Produção no Triângulo Mineiro

De acordo com a Embrapa, estas características evitam o escurecimento excessivo durante o preparo, entregando chips mais claros, crocantes e visualmente uniformes. O pesquisador Giovani Olegário, da Embrapa Hortaliças, explica que a composição da cultivar reduz a caramelização. Além disso, a batata oferece polpa amarelo-clara, textura firme, sabor marcante e tubérculos de formato ovalado, ideais para o processamento.

A padronização dos tubérculos e a baixa ocorrência de problemas fisiológicos, como manchas internas e rachaduras, contribuem diretamente para maior eficiência na indústria. Com menos perdas, as agroindústrias que operam na região do Triângulo Mineiro, por exemplo, conseguem aproveitar melhor a matéria-prima, elevando a produtividade do processo.

ANÚNCIO

Ensaios iniciais em parceria com empresas do setor já aprovaram o uso da BRS F21 tanto para chips quanto para batata-palha. Atualmente, testes em escala ampliada avaliam o desempenho da cultivar junto aos produtores que abastecem as agroindústrias.

Com ampla adaptação às principais regiões produtoras do Brasil, incluindo o Triângulo Mineiro, a BRS F21 chega com potencial para superar variedades concorrentes. O vigor das plantas e o alto rendimento ajudam a reduzir custos para a indústria, beneficiando toda a cadeia produtiva regional.

Segundo Olegário, apesar de apresentar um ciclo um pouco mais longo, a cultivar favorece maior acúmulo de amido nos tubérculos, atendendo às exigências industriais. O pesquisador ressalta, por fim, a importância da dessecação antes da colheita. Este procedimento, seguido de cerca de dez dias de intervalo, permite a conversão de açúcares em amido, garantindo chips de coloração clara e melhor qualidade final.

ANÚNCIO
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Imagem ilustrativa do trabalho Agro Pop

O agro do Triângulo Mineiro está mudando de endereço

Eloi Naves
Eloi Naves
21 de janeiro de 2026, 22:35
Pé de café carregado de frutos

Café ganha espaço no Triângulo Mineiro e deve ampliar produção na próxima safra

Eloi Naves
Eloi Naves
18 de janeiro de 2026, 22:40
Homem tira rede de pesca em rio

Quando acaba a piracema em Minas Gerais? Veja as datas e regras no estado

Eloi Naves
Eloi Naves
15 de janeiro de 2026, 21:18
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?