Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo Logomarca do regionalzão, Branca com faixa laranja por baixo
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Regionalzão - O maior portal do interior de MinasRegionalzão - O maior portal do interior de Minas
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
Buscar...
  • ÚLTIMAS
  • CIDADES
    • UBERLÂNDIA
    • UBERABA
    • ITUIUTABA
    • ARAGUARI
  • PODER
  • ECONOMIA
  • AGRO
  • ESPORTES
  • OCORRÊNCIAS
  • COLUNISTAS
    • ADELINO JÚNIOR
    • ELÓI NAVES
    • ISMAR GOMES
    • JAIRO SILVA
    • CINDHI BELAFONTE
    • CRISTIANE GUIMARÃES
    • FABIANA BARCELOS
    • IGOR CASTANHEIRA
    • SIDNEY MORAES
  • CONTATO
    • FALE CONOSCO
    • ANUNCIE
    • SOBRE O REGIONALZÃO
Siga-nos
  • Últimas
  • Uberlândia
  • Ituiutaba
  • Uberaba
  • Araguari
© [2026] Regionalzão Notícias. Todos os direitos reservados.
- ANÚNCIO -
Início / Notícias / Colunas do Regionalzão: opinião, política, lazer e saúde com olhar regional / Entre Nós / Autocuidado também é sorrir sem constrangimento
Entre Nós

Autocuidado também é sorrir sem constrangimento

Cristiane Guimarães
Por
Cristiane Guimarães
Publicado 4 de março de 2026, 21:57
Compartilhar
Mulher feliz e saudável
Mulher feliz e saudável

Mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo convivem com doenças bucais. Entenda como o problema pode impactar autoestima e bem-estar da população.

ANÚNCIO
Mulher feliz e saudável
Mulher feliz e saudável

No início do ano, é comum que metas como praticar exercícios, melhorar a alimentação e cuidar da saúde mental entrem no planejamento pessoal. Mas um ponto ainda pouco lembrado é a saúde bucal como parte do autocuidado integral — apesar de sua influência direta na qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo convivem com doenças bucais, muitas delas associadas à perda dentária, dor crônica e limitações funcionais.

Além do impacto físico, estudos internacionais indicam que problemas bucais podem interferir em atividades simples do cotidiano, como comer, falar e sorrir com segurança, afetando a participação social e a autoestima.

ANÚNCIO

De acordo com Dr. Helder Menezes, especialista no assunto, a perda dentária pode provocar impactos silenciosos — desde a adaptação alimentar até a retração social.

“A recuperação da função mastigatória e da estética do sorriso tende a restabelecer não apenas conforto, mas também segurança para interações sociais e profissionais”, afirma o profissional com mais de 30 anos de carreira e cerca de 15 mil implantes realizados.

Segundo Menezes, depois que o paciente passa pela reabilitação oral, é comum relatarem sensação de grande mudança em suas vidas. “A mudança é tanto na saúde física porque o paciente passa, por exemplo, a se alimentar melhor, quanto na saúde mental. Eles voltam a se aproximar das pessoas, passam a sorrir mais, mulheres voltam a caprichar no batom, homens tiram o bigode, como clara demonstração de melhora da autoestima”, detalha.

ANÚNCIO

Para o especialista, a decisão de passar pela reabilitação oral surge quando o paciente decide priorizar a própria qualidade de vida, pois voltar a mastigar sem desconforto, sorrir em público sem constrangimento ou simplesmente se reconhecer novamente no espelho representa a retomada da confiança e da liberdade.

“Entender que a saúde bucal é parte de um projeto maior de bem-estar ajuda a desconstruir a ideia de que um implante dentário é apenas estético ou opcional. É nesse sentido que a reabilitação oral ultrapassa o campo técnico e alcança dimensões emocionais e sociais mais profundas”, reitera.

Sobre Dr. Helder Menezes
Dr. Helder Menezes é Mestre em Ciências Odontológicas pela UFU e Doutor pela Universidade São Leopoldo Mandic (SP). Especialista em Periodontia, Implantodontia e Harmonização Orofacial, além de biomédico, atua há mais de 30 anos nas áreas clínica e acadêmica. É referência em cirurgias da face e reabilitação oral, com aproximadamente 15 mil implantes realizados ao longo da carreira. Coordena o primeiro curso de especialização em cirurgias da face de Uberlândia reconhecido pelo MEC e é cofundador da HD Ensinos Odontológicos, centro de pós-graduação que já formou mais de três mil alunos.

Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANÚNCIO

Leia também:

Autoestima, felicidade e harmonização facial: onde está o equilíbrio?

Cristiane Guimarães
Cristiane Guimarães
8 de março de 2026, 11:11

“Troca ou Não Troca” uma peça pra morrer de rir chega a Uberlândia

Cristiane Guimarães
Cristiane Guimarães
6 de março de 2026, 8:48

“Tom na Fazenda” retorna à Uberlândia após sucesso em 2025

Cristiane Guimarães
Cristiane Guimarães
26 de fevereiro de 2026, 19:36
- ANÚNCIO -
Bem-vindo de volta!

Conecte-se à sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?